No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Câmara de S. João da Pesqueira anunciou ter recebido a distinção do “Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano” por parte da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
O prémio é referente ao ano passado e destina-se a entidades que, segundo lembra a autarquia numa nota, “prestam serviços de abastecimento de águas e saneamento de águas residuais e que se destacaram pelo seu bom desempenho”.
Além da autarquia de S. João da Pesqueira, também a empresa privada Águas do Planalto, que serve os concelhos de Tondela, Carregal do Sal, Mortágua e Santa Comba Dão, foi distinguida. As distinções foram decididas no final do ano passado pela entidade reguladora.
De acordo com o último Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portuga, S. João da Pesqueira tinha em 2020 uma taxa de 99,31 por cento de água segura. Em 2019, tinha 100 por cento.
Já os concelhos de Carregal do Sal e Santa Comba Dão, servidos pela Águas do Planalto, tinham uma taxa de 100 por cento de água segura a sair para as torneiras. Pelo contrário, Tondela apresenta 95,11 por cento, a pior taxa da região.
A ERSAR avaliou um conjunto de análises para apurar a percentagem de água que é segura para o consumo em casa.