No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O canil municipal de Tarouca ativou cerca de 300 microchips para identificar cães e gatos de estimação.
A ação decorreu durante a campanha de incentivo lançada pela autarquia “no âmbito da promoção da política de bem-estar animal”, refere a Câmara em comunicado.
O vice-presidente do município, José Damião Melo, disse que a iniciativa visou criar “uma resposta efetiva à necessidade de identificar eletronicamente estes animais, e de alguma forma apoiar as famílias com maiores dificuldades”. Os microchips permitirão, em caso de desaparecimento, encontrar o dono do animal.
A autarquia lembra que a iniciativa foi lançada após uma candidatura à Direção-Geral da Alimentação e Veterinária e ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para a identificação eletrónica em animais de companhia.
O Sistema de Informação de Animais de Companhia, coordenado pelo ICNF, permite “regular a detenção responsável, incluindo a esterilização e a prevenção do abandono, controlar a comercialização animal e assegurar a plena concretização dos programas e planos num novo quadro de política pública em matéria de bem-estar dos animais de companhia”, lembra o município de Tarouca.
Para colocar o microchip de forma gratuita, a Câmara recomenda aos habitantes do concelho que agendem através de uma marcação presencial no Canil Municipal ou através do número 934 130 186.