No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Os municípios de Viseu, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão não descartam a hipótese de aderir à Águas do Douro e Paiva para o abastecimento de água.
Os autarcas reuniram-se esta tarde de terça-feira (15 de fevereiro) para discutirem o futuro da empresa intermunicipal Águas da Região de Viseu, em altura de seca, mas a reunião não trouxe grandes conclusões.
A adesão à Águas do Douro e Paiva é, aliás, uma das propostas que está ainda em cima da mesa, mas que carece de estudos.
Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida, admite a possibilidade de adesão ao sistema da empresa do Grupo Águas de Portugal, de capitais públicos.
O autarca também garante que os municípios querem “uma solução que vá de encontro às necessidades das populações, garantindo que não falte água ao melhor preço”.
“Vamos aguardar pela proposta-estudo para tomarmos essa decisão. Vamos aguardar que, nos próximos tempos, o estudo seja feito para voltarmos a reunir e tomarmos a decisão”, diz.
A Águas do Douro e Paiva já tinha sido mencionada anteriormente pelo autarca de Viseu, Fernando Ruas, quando disse, após uma reunião de Câmara em janeiro, que a empresa entrou no quadro comparativo dos sistemas em estudo.
Além da adesão ao seu sistema, os municípios também estão a analisar o processo da intermunicipalidade, “que já tinha sido tratado pelos autarcas dos executivos anteriores”, lembrou Marco Almeida.
Mas, independentemente da solução adotada, o autarca de Mangualde quer que seja construída uma nova barragem de Fagilde, que “tem de ser uma realidade”.
“Nós estamos convictos que vamos ter uma nova barragem que deve ser financiada pelo Governo. É a nossa posição, é o nosso entendimento, é a solução que entendemos que não pode ser colocada de lado e acredito que será uma realidade”, assegurou Marco Almeida.
Os autarcas de Mangualde, Viseu, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão irão voltar a reunir nas próximas semanas para tomarem uma decisão em relação ao problema da seca e à Águas da Região de Viseu, criada em 2020 depois da assinatura de um protocolo envolvendo os municípios em 2019.
Nesta reunião, foi tomada a decisão de se realizarem novos estudos com vista à resolução do problema da falta de água.
Até ao fecho desta notícia, o Jornal do Centro só conseguiu chegar à fala com o presidente da Câmara de Mangualde sobre a reunião de trabalho que ocorreu na tarde desta terça-feira.