André clovis académico de Viseu
Incêndio em Fornos de Algodres
ivo vieira cd tondela
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
textura-wines-reforça-equipa-enologia-viticultura
vila nova tazem vinho uvas
Oliveiras - Quinta do Malhô
Home » Notícias » Diário » Assembleia Municipal de Viseu quer isenção da portagem de Fagilde da A25

Assembleia Municipal de Viseu quer isenção da portagem de Fagilde da A25

pub
 Assembleia Municipal de Viseu quer isenção da portagem de Fagilde da A25
24.02.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Assembleia Municipal de Viseu quer isenção da portagem de Fagilde da A25
24.02.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Assembleia Municipal de Viseu quer isenção da portagem de Fagilde da A25

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta quarta-feira por maioria uma moção a exigir a isenção de portagens no pórtico de Fagilde da A25 enquanto duraram as obras de requalificação da ponte de Prime. A proposta foi apresentada pela deputada do Bloco de Esquerda, Carolina Gomes, que lembrou que na A24 já foi tomada uma decisão semelhante quando a Estrada Nacional (EN) 2, por causa do mau tempo, esteve fechada em Castro Daire.
“A mesma solução poderia ser adoptada. Esta isenção deve ser automática a quem apenas passa naquele pórtico”, referiu a bloquista.

O PSD absteve-se na votação. Porta-voz desta bancada, Pedro Alves disse compreender as preocupações do Bloco, mas tem algumas reservas.
“A localização dos pórticos não é uma responsabilidade do município, é do governo. Não me parece que esta discussão feita nos termos de ser apenas para um pórtico seja a forma mais razoável, partindo do principio que tem de haver aqui uma igualdade perante todos que passam na autoestrada. O problema é mesmo o pagamento da portagem em toda a sua extensão”, sustentou.
Já o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, recordou que a autarquia se comprometeu a pagar as portagens aos habitantes de Povolide. “Encerrámos uma ponte e resolvemos o problema. Dissemos que quem trabalha em Viseu ou tem necessidade de sair de Viseu para ir trabalhar, a autarquia garante o pagamento da portagem. Eu gostaria é que quem estivesse aqui e que até tem ligações próximas ao governo fizesse a mesma exigência para alternativa ao IP3 acabarem com as portagens na A25. Era uma questão de justiça. E até iria mais longe, talvez reivindicar a abolição de vez do pórtico. O que se verifica é isto: as pessoas são reivindicativas e bem junto da autarquia quando é para reivindicar junto ao Terreiro do Paço são muito mais macias”, disse o autarca.

A moção exigir a isenção de portagens no pórtico de Fagilde da A25 enquanto duraram as obras de requalificação da ponte de Prime foi aprovada por maioria com 11 abstenções.
Fernando Ruas anunciou ainda que as obras devem estar concluídas até ao dia 15 de março.

E ainda na Assembleia Municipal de Viseu, o Bloco de Esquerda apresentou ainda uma proposta de recomendação ao executivo municipal para que o MUV (sistema urbano de transportes públicos) volte a ter os horários de funcionamento antes da pandemia e seja reforçado à noite e ao fim de semana.

pub
 Assembleia Municipal de Viseu quer isenção da portagem de Fagilde da A25

Outras notícias

pub
 Assembleia Municipal de Viseu quer isenção da portagem de Fagilde da A25

Notícias relacionadas

Procurar