No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Uma verdadeira onde de solidariedade é o balanço dos dois dias de recolha de bens essenciais, que tem como destino a população da Ucrânia.
A campanha arrancou este sábado, 26 de fevereiro, e terminou esta manhã com a doação de centenas de bens, quer por particulares, quer por empresas da cidade.
A recolha aconteceu junto à Igreja Nova, onde habitualmente a comunidade ucraniana residente em Viseu se junta para os cultos religiosos.
A iniciativa, que começou por surgir de forma espontânea nas redes sociais, tomou outras proporções e várias entidades se juntaram ao movimento de apoio, incluindo a Câmara Municipal de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu, Associação Viriatos.14 e a Comunidade Ucraniana de Viseu.
A campanha de recolha vai continuar nos próximos dias, com os bens a poderem ser entregues na Loja Solidária do Instituto Politécnico de Vise (edifício dos
Serviços Centrais), segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Para mais informações, os interessados podem contactar através do 232 480 771 ou por email pvmaissolidario@sc.ipv.pt.
A autarquia “assegurará toda a coordenação aos esforços da rede e garantirá em coordenação com o Consulado da Ucrânia no Porto que a ajuda humanitária chegará em tempo a quem dela, neste momento difícil, tanto precisa para a sua sobrevivência”, disse em comunicado.
Este movimento, composto pelas várias entidades, disse também que “encaminharão para os serviços de apoio social da autarquia ou para o CLAIM eventuais pedidos que venham a acontecer relacionados com a comunidade local ou com refugiados que, em função da política nacional, venham a ser orientados para Viseu”.
Vigília pela paz estar tarde no Rossio
O Rossio, em Viseu, vai ser palco de uma vigília de apelo à paz na Ucrânia, esta tarde, pelas 15h00. A ação conta com a comunidade ucraniana que se juntará frente aos Paços do Concelho.