No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A folia de Carnaval voltou a sair à rua esta terça-feira (1 de março) em Canas de Senhorim, no concelho de Nelas.
Os festejos foram interrompidos pela chuva, mas nem os aguaceiros estragaram uma festa que não decorria há um ano.
Em Canas, a festa costuma juntar os bairros rivais de Rossio e Paço. Lá, houve até quem fizesse um “funeral” ao presidente russo, Vladimir Putin. Isto numa altura em que a Rússia e a Ucrânia estão em conflito.
Uma das participantes, Ana Morais, vestiu-se de preto para “prestar homenagem” ao líder russo e viu com bons olhos o regresso da folia carnavalesca.
“Senti que as pessoas tinham muita vontade de sair à rua e celebrar o Carnaval e este está a ser um excelente Carnaval, tendo em conta o contexto em que estamos”, disse.
Já Mariana Mouraz ‘mascarou-se’ de vendedora de tacos e diz que já vendeu muitos. Garante que sempre participou no Carnaval praticamente “desde que nasci”. “Só não fui um ano porque me lesionei a jogar futebol contra o Rossio, mas tenho ido sempre. Tenho 36 anos e vivo no Paço”, acrescentou.
Também Maria Pereira participa todos os anos no Carnaval de Canas. Mostrou-se satisfeita com o regresso da folia.
“Apesar de toda esta situação de pandemia, está ótimo. É muito bom podermos sair e está praticamente como nos anos anteriores. Nas fardas, fomos recorrer ao que já havia, mas é a mesma alegria e a mesma folia”, disse.
O Carnaval não saiu à rua em Canas no ano passado por causa da Covid-19, mas a festa fez-se na mesma e à distância.