No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Comunidade Intermunicipal do Douro, que junta boa parte do norte do distrito de Viseu, diz estar disponível para acolher na região cidadãos da Ucrânia e também para oferecer o transporte de refugiados que saíram do país invadido pela Rússia “desde os países que fazem fronteira”.
O anúncio foi feito esta quarta-feira (2 de março) pela entidade, que também anunciou uma campanha de ajuda que vai juntar todos os concelhos da CIM.
Em comunicado, a Comunidade Intermunicipal anunciou que, em articulação com o Governo, irá disponibilizar “autocarros para o transporte dos refugiados para Portugal” e que está “disponível para acolher um número significativo de ucranianos no seu território”.
“Nesse sentido, a CIMDOURO está a proceder a um levantamento exaustivo das condições disponíveis ao nível de alojamento, acompanhamento técnico, apoios sociais e emprego para a total integração dos refugiados ucranianos”, pode ler-se na mesma nota.
Ao mesmo tempo, decorrerá uma campanha de ajuda à Ucrânia em todos os 19 municípios que integram a CIM, incluindo boa parte dos concelhos do norte do distrito (Armamar, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca).
“Esta iniciativa surge como forma de dar resposta imediata ao flagelo vivido por centenas de milhar de ucranianos, dada a dramática situação social em que se encontram”, frisa o organismo.
Segundo a Comunidade Intermunicipal, a recolha será feita até às 18h00 do próximo domingo (6 de março) nas juntas de freguesia e associações da região do Douro.
Depois de concluída a recolha, todo o processo logístico será organizado no Centro Multiusos de Lamego, onde os produtos serão selecionados, organizados e encaminhados, de acordo com as orientações da Embaixada da Ucrânia, para as principais fronteiras onde há grandes fluxos de refugiados.
Entretanto, em Viseu, continuam a chegar donativos para a Loja Solidária do Instituto Politécnico no âmbito da campanha solidária lançada no passado fim de semana.
Os promotores da iniciativa lembram que, nesta altura, continuam a ser precisos materiais de primeiros socorros e higiene, comida, roupa interior e de inverno, lanternas, pilhas, calçado para homem, cobertores, sacos de dormir e tapetes térmicos, entre outros.
As recolhas estão abertas das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 de segunda a sexta-feira. A campanha é organizada pela Câmara Municipal, pelo Politécnico de Viseu, pela Associação Viriatos.14 e pela Associação dos Ucranianos de Viseu.
Ainda no norte do distrito, em Resende, os donativos já podem ser entregues na Loja Social da vila, situada no Largo da República.
Já mais a sul, em Santa Comba Dão, a Câmara Municipal vai juntar as juntas de freguesia e os Bombeiros Voluntários, com a recolha centrada em artigos de saúde e alimentos de validade prolongada.
Os bens poderão ser entregues, todos os dias úteis, em sedes e delegações das Juntas de Freguesia do concelho (Pinheiro de Ázere, S. João de Areias, S. Joaninho, Óvoa e Vimeiro, Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, e Treixedo e Nagozela), bem como no quartel dos Bombeiros.