Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Ucrânia: Viseu disponível para receber refugiados, garante Ruas

Ucrânia: Viseu disponível para receber refugiados, garante Ruas

pub
 Ucrânia: Viseu disponível para receber refugiados, garante Ruas - Jornal do Centro
03.03.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Ucrânia: Viseu disponível para receber refugiados, garante Ruas - Jornal do Centro
03.03.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Ucrânia: Viseu disponível para receber refugiados, garante Ruas - Jornal do Centro

Viseu está disponível para receber refugiados ucranianos. A garantia foi dada esta quinta-feira (3 de março) pelo presidente da Câmara, Fernando Ruas.

Após a reunião do executivo que decorreu esta manhã, o autarca revelou aos jornalistas que a autarquia estará “disponível para apoiar estes cidadãos em tudo o que for necessário, nomeadamente naquilo no que está mais ao nosso alcance como a cedência de habitação”.

“Queremos fazê-lo em estreita colaboração com as juntas de freguesia e aproveitar o sossego das nossas comunidades rurais porque nos parece ser um lugar ótimo para acolher quem vem a fugir de uma guerra”, acrescentou.

Fernando Ruas disse também que está à espera de informações do Governo para avançar com o acolhimento de refugiados do país invadido pela Rússia.

Caso não cheguem essas informações, o autarca de Viseu assegurou que o Município irá recorrer à Associação dos Ucranianos. “Nós gostaríamos muito de estimular inclusive a vinda destas pessoas”, frisou.

Fernando Ruas defendeu também que este fluxo migratório pode ajudar a região Centro que, lembra, tem vindo a perder população.

O autarca revelou ainda que há um empresário da freguesia de Abraveses que se mostrou interessado em ajudar o povo ucraniano, seja para pagar um camião TIR “que leve mercadoria, medicamentos e carga” para a comunidade ucraniana ou mesmo um autocarro para trazer refugiados.

“Ele disse que ia pagar, juntamente com o cônsul da Ucrânia, a despesa total para trazer cidadãos da Ucrânia para aqui e disponibilizou-se para suportar essa despesa”, disse.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar com três frentes na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamentos em várias cidades.

As autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2.000 civis mortos, incluindo crianças, e, segundo a ONU, os ataques já provocaram mais de 100 mil deslocados e pelo menos 836 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, justificou a “operação militar especial” na Ucrânia com a necessidade de desmilitarizar o país vizinho, afirmando ser a única maneira de a Rússia se defender e garantindo que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional, e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.

pub
 Ucrânia: Viseu disponível para receber refugiados, garante Ruas - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Ucrânia: Viseu disponível para receber refugiados, garante Ruas - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar