No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Câmara Municipal de Tondela promove uma campanha solidária de recolha de bens para apoiar o povo ucraniano.
Os bens podem ser entregues no posto de armazenamento instalado junto à sede da União de Freguesias de Tondela e Nandufe, na antiga zona agrária.
Os bens podem ser entregues às terças-feiras, das 9h00 às 13h00, às quintas das 15h00 às 19h00 e aos sábados das 9h00 às 13h00.
Em comunicado, a autarquia de Tondela apela à generosidade da população e lembra que “a contribuição de cada um dos tondelenses é fundamental” para ajudar a comunidade do país invadido pela Rússia.
A iniciativa está a ser realizada em parceria com a União de Freguesias de Tondela e Nandufe e com a Associação de Emigrantes Ucranianos em Portugal, em articulação com a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Alto Comissariado para as Migrações.
Os promotores da campanha pedem a entregue de bens de higiene (fraldas, pomadas para bebés, pó de talco, pastas de dentes, escovas, sabonetes, pensos higiénicos, tampões, papel higiénico e toalhetes) e de saúde (ligaduras, pensos rápidos, adesivos, compressas, gaze e fita adesiva).
Além disso, também são necessários bens alimentares (entre eles, enlatados, leite em pó, chocolates, arroz, chá em saquetas, massas, farinha, bolachas e alimentos para animais), roupas, lanternas, pilhas, powerbanks e rádios portáteis.
Para mais informações, os interessados podem contactar o Gabinete de Ação Social da Câmara através do número 232 811 110.
Já na zona do Douro, o Centro Multiusos de Lamego já está a guardar o material recolhido nos concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal, incluindo toneladas de roupas, bens alimentares, artigos de higiene e outros bens essenciais. Os materiais seguirão esta semana para as organizações que apoiam os refugiados ucranianos na Polónia.
Nos últimos dias, segundo a Câmara de Lamego, cerca de 50 voluntários disponibilizaram-se para ajudar na tarefa de selecionar, organizar e encaminhar, de acordo com as orientações da Embaixada da Ucrânia, os bens que serão distribuídos no terreno.
Em Oliveira de Frades, diversas toneladas de bens recolhidos por uma campanha organizada pela Câmara e pelos Bombeiros Voluntários já estão a caminho da Ucrânia.
Segundo a autarquia, o Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades e associações, empresas, estabelecimentos comerciais e outras entidades do concelho angariaram vários bens para a comunidade ucraniana.