No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Festival de Teatro de Viseu volta a realizar-se três anos depois da sua última edição, em 2019.
A iniciativa, que vai realizar nos meses de maio e junho e não foi realizada durante a pandemia da Covid-19, vai entrar na sua 21.ª edição.
A Câmara aproveitou o anúncio para convidar os grupos de teatro do concelho a participar no festival. As inscrições estão abertas até 1 de abril, sendo que podem participar grupos de escolas, associações culturais, organismos e instituições. Segundo acrescenta o município, as companhias poderão apresentar uma peça de teatro no festival.
Os grupos participantes concorrerão aos prémios para Melhor Peça de Teatro, Melhor Interpretação Feminina e Melhor Interpretação Masculina nas categorias escolar e associativa.
Outro dos prémios que será atribuído é o prémio Osório Mateus, que visa distinguir o melhor texto original para o teatro, homenageando o professor, investigador e encenador natural de Viseu, falecido em 1996, “mas que foi uma das personalidades mais relevantes no estudo do teatro”, lembra a autarquia. O vencedor irá receber um prémio no valor de 1.000 euros.
Para a formalização das candidaturas, os grupos devem proceder ao preenchimento da ficha de inscrição e entregá-la na Divisão de Cultura e Turismo ou por e-mail para o endereço cultura@cmviseu.pt.
O Festival de Teatro de Viseu visa apoiar e divulgar o trabalho desenvolvido no teatro viseense e criar públicos, sensibilizando-os para a importância do teatro nos hábitos culturais, entre outros objetivos.