No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Associação Nacional de Criadores da Raça Arouquesa (ANCRA) vai receber novos apoios financeiros da Câmara de Cinfães para este ano.
A autarquia decidiu renovar o contrato-programa com a associação representativa dos criadores da raça que tem em Cinfães uma das principais zonas de criação, assegurando o apoio logístico e financeiro para 2022.
Segundo uma nota do município presidido por Armando Mourisco, os apoios contemplam a cedência gratuita do espaço onde funciona a sede e o talho da ANCRA e a transferência trimestral de 2.400 euros, resultando num total de 9.600 euros durante o ano.
Também está prevista a atribuição de um subsídio para as atividades programadas, nomeadamente 5.000 euros para o Concurso Nacional de Raça Arouquesa, 1.500 euros para o Desfile do Mundo Rural e 1.000 euros para a organização do espaço agrícola na Expo Montemuro, que decorre em Cinfães.
O presidente da Câmara, Armando Mourisco, justifica os apoios sublinhando “a importância da raça arouquesa na economia local”, acrescentando que a ANCRA “tem um papel fundamental na defesa, preservação e promoção desta raça autóctone que a todos orgulha”.
O autarca salienta o trabalho desenvolvido pelos produtores locais de raça arouquesa “na manutenção e crescimento do número de animais, na salvaguarda das nossas tradições, no contributo para a fixação de população e combate à desertificação e também na preservação ambiental”.
Em setembro do ano passado, realizou-se em Cinfães a 35.ª edição do Concurso Nacional da Raça Arouquesa, depois de dois anos de interregno devido à Covid-19.