5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Robôs e pessoas vão trabalhar juntos em empresa de Tondela

Robôs e pessoas vão trabalhar juntos em empresa de Tondela

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
14.07.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
14.07.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Robôs e pessoas vão trabalhar juntos em empresa de Tondela

A Interecycling, em Tondela, quer mudar o modo de trabalhar em fábrica, usando robôs a trabalhar em parceria com o ser humano. A empresa está envolvida num consórcio europeu que está a desenvolver robôs para ajudar no trabalho de reciclagem de aparelhos elétricos e eletrónicos.

O consórcio HR Recycler junta 13 entidades e a Interecycling é o único parceiro português. O projeto, que envolve um investimento de quatro milhões de euros financiado por fundos comunitários, começou no final de 2018 e deve terminar em novembro deste ano.

Esta semana, estão a ser testados alguns dos robôs na empresa sediada na Zona Industrial do Lajedo. A equipa que está a realizar a experiência é composta por duas dezenas de pessoas de várias instituições ligadas ao consórcio.

Os robôs estão a ser desenvolvidos para ajudar os operários em várias tarefas. Segundo Liliana Marques, a diretora do projeto, tratam-se de robôs que foram programados para fazer diferentes funções e “trabalhar colaborativamente com os funcionários”.

“Foi feita uma seleção das várias tarefas porque teve de se analisar quais as tarefas que a empresa tem e o que é mais importante. Quando chegam os camiões com muitas coisas, é uma tarefa monótona, chata e fisicamente muito desgastante. Quem está a fazer isto durante semanas, meses e anos chega a certa altura e acha que a vida não tem grande interesse. E o que se tentou fazer foi desenvolver um robô. Não é colmatar a função, é sim ajudar e auxiliar”, explicou.

O projeto envolve três empresas recicladoras e são quatro os robôs que estão a ser criados, sendo que a tecnologia mistura robótica e inteligência artificial para ajudar os colaboradores.

Liliana Marques salientou as vantagens do uso dos robôs, frisando que eles visam retirar aos trabalhadores “fadiga em coisas monótonas e repetitivas para fazer e que, paralelamente, causa doenças profissionais e retirar algumas funções que causam algum perigo”.

O projeto HR Recycler está agora na fase final de desenvolvimento. Liliana Marques disse que pode ser ainda cedo para implementar esta tecnologia.

“O caminho está-se a fazer caminhando. É bem provável que, daqui a mais de um ano, a ferramenta esteja muito mais afinada. É preciso ainda limar algumas coisas. Queremos ser parceiros e a empresa sempre olhou para o futuro e zelou pelo ambiente. O objetivo é fazermos parte da evolução”, afirmou.

O projeto tem sido desenvolvido em quatro fases, envolvendo parceiros de Grécia, Espanha, Alemanha, Portugal, França e Bélgica.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar