No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A região de Viseu vai ter temperaturas mais mornas no início desta semana, mas os termómetros voltam a aumentar para os próximos dias.
Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em Viseu, esperam-se máximas de 28 graus esta segunda-feira. A temperatura mínima será de 15º, com céu limpo durante todo o dia.
Na terça-feira (19 de julho), a máxima em Viseu desce para os 26º, com céu pouco nublado durante a manhã. Mas, na quarta-feira (dia 20), os termómetros disparam para os 34º de máxima.
Para quinta-feira (dia 21), Viseu terá alguns períodos de nuvens altas durante a tarde. E, na sexta-feira (dia 22), a cidade registará 33º de temperatura.
No fim de semana, as temperaturas terão poucas oscilações. No sábado (dia 23), segundo o IPMA, Viseu vai ter 34º de máxima e, no domingo (dia 24), 33º.
Entretanto, Portugal está a partir de hoje em situação de alerta devido ao perigo de incêndio. Apesar do estado ter alterado de contingência para alerta, ainda estão em vigor proibições como a circulação em florestas e a realização de queimadas.
Esta segunda-feira, quase todos os concelhos do distrito de Viseu continuam em risco máximo. Só Oliveira de Frades, Vouzela, Mortágua e Santa Comba Dão estão sob risco muito elevado.
Apesar de constituir uma diminuição do nível de prontidão no combate a incêndios em relação ao da última semana, o atual risco de incêndios ainda obriga a “medidas de caráter excecional”, garantem as autoridades.
A situação de alerta implica, além da proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais e da realização de queimadas e de queimas. Além disso, estão proibidos os trabalhos nas florestas com recurso a qualquer tipo de maquinaria e também está interdito o uso de fogo de artifício. A situação de alerta está em vigor até terça-feira.
Para a diminuição do nível de prontidão no combate a incêndios, contribuiu a baixa de temperaturas que se fará sentir nos próximos dias. Ainda assim, as autoridades vão reavaliar a situação na terça-feira, já que se prevê um novo aumento das temperaturas.