No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vouzela, Sátão e Tarouca vão a ter gás natural até 2027. Isto segundo o mais recente plano de investimento avançado pela Galp Gás Natural Distribuição (GGND), o maior grupo de distribuição de gás natural em Portugal.
A empresa prevê no seu novo plano de investimento a expansão da rede de gás, alargando-a a estes cinco concelhos da região de Viseu. Além disso, também está previsto o alargamento aos concelhos de Mira (distrito de Coimbra) e Chamusca (Santarém).
Com esta expansão, segundo a GGND, o alargamento abrange 72 clientes industriais e 7.284 clientes domésticos, numa extensão de 262,7 quilómetros da nova rede. A sua concretização está dependente de aprovação do Estado.
A autarquia de Vouzela já reagiu à notícia. O vice-presidente da Câmara, Carlos Oliveira, lembra que esta tem sido “uma questão que vem sendo trabalhada, em conjunto com os nossos empresários, há cerca de quatro anos”.
“Traduz-se numa vantagem competitiva importantíssima para as nossas empresas, pois permite uma redução com os custos de energia”, acrescenta.
Carlos Oliveira refere ainda que a expansão da rede de gás natural também vai permitir que “a infraestrutura instalada possa ser otimizada para outras fontes de energia mais verdes, como é o caso do hidrogénio”.