5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Temperaturas aumentam no fim de semana. Máximas podem chegar aos 41 graus

Temperaturas aumentam no fim de semana. Máximas podem chegar aos 41 graus

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
29.07.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
29.07.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Temperaturas aumentam no fim de semana. Máximas podem chegar aos 41 graus

As temperaturas na região de Viseu vão disparar, e muito, neste fim de semana. As máximas podem atingir os 41 graus no distrito.

A região vai estar este fim de semana sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, das 9h00 deste sábado até às 18h00 de domingo. Há várias semanas que o distrito tem estado numa vaga de calor cujos efeitos já preocupam e que vão desde os incêndios à seca.

Para esta sexta-feira, Viseu pode contar com 32º de máxima e 15º de mínima, com céu limpo durante todo o dia. No distrito, as temperaturas vão chegar até aos 35º (Nelas e Tabuaço).

Em Armamar, Carregal do Sal, Mangualde, Moimenta da Beira, Penalva do Castelo, Nelas, São João da Pesqueira e Vouzela, esperam-se 34º. Já São Pedro do Sul, Sátão e Tondela contam com 33º de máxima, enquanto que, para Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mortágua, Oliveira de Frades, Sernancelhe, Tarouca, Vila Nova de Paiva, estão previstos 32º para hoje.

Penedono, Resende e Santa Comba Dão contarão com 31º durante esta sexta-feira.

No fim de semana, o calor vai ser mais forte. Para a cidade de Viseu, prevêem-se 36º de máxima no sábado (dia 30) e 37º no domingo (dia 31). Já na região, a máxima mais quente está reservada, mais uma vez, ao concelho de Tabuaço, que pode contar com 41º de temperatura no domingo.

No mesmo dia, Armamar, Carregal do Sal, Moimenta da Beira, Mortágua, Nelas e São Pedro do Sul chegam aos 40º, enquanto que, em Penalva do Castelo, São João da Pesqueira, Tondela e Vouzela, os termómetros vão atingir no máximo os 39º.

Penedono tem as temperaturas mais ‘frescas’ no sábado com 35º de máxima. No domingo, Oliveira de Frades, Cinfães, Resende e Sernancelhe juntam-se a Penedono e terão 37º.

Entretanto, o IPMA já alertou para uma subida acentuada da temperatura em todo o país, com valores que podem chegar aos 42º em regiões do interior no Norte, Centro e Alentejo.

Os meteorologistas salientaram que a temperatura máxima sobe entre dois e quatro graus já esta sexta-feira em todo o território do continente, com exceção da faixa costeira, onde não haverá variação. No sábado, a máxima subirá entre 5 e 8° em todo o litoral Norte e Centro e entre 2 e 4° no restante território continental.

“Assim, no fim de semana, a temperatura máxima deverá atingir valores entre 40 e 42°C nas regiões mais interiores dos vales do Douro e do Tejo, no interior do Alentejo e em alguns locais do Interior Centro”, destacou o IPMA.

No restante território, a temperatura máxima irá variar entre os 35 e os 40°, exceto junto à faixa costeira, onde os valores oscilarão entre os 25 e 35°C, com as temperaturas mais baixas a ocorrerem no litoral alentejano e na Costa Vicentina.

Também a temperatura mínima irá subir entre sábado e terça-feira, prevendo-se a ocorrência de noites tropicais, com valores mínimos superiores a 20° em grande parte do interior e do sotavento do Algarve.

No interior Norte e Centro, o IPMA aponta para a ocorrência de uma onda de calor desde sábado até, pelo menos, ao final da próxima semana, enquanto no litoral registar-se-á, a partir de segunda-feira, uma tendência de diminuição da temperatura máxima de 3 a 5°.

Segundo o IPMA, esta subida de temperatura deve-se “ao posicionamento conjunto de uma região depressionária no sudoeste da Península Ibérica e de um anticiclone posicionado sobre os Açores e que se estende em crista em direção ao Golfo da Biscaia”, favorecendo um fluxo predominante do quadrante leste nas regiões Norte e Centro.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar