Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Rancho à Moda de Viseu e Viriato incluídos nos Produtos Tradicionais Portugueses

Rancho à Moda de Viseu e Viriato incluídos nos Produtos Tradicionais Portugueses

pub
 Rancho à Moda de Viseu e Viriato incluídos nos Produtos Tradicionais Portugueses - Jornal do Centro
02.08.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Rancho à Moda de Viseu e Viriato incluídos nos Produtos Tradicionais Portugueses - Jornal do Centro
02.08.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Rancho à Moda de Viseu e Viriato incluídos nos Produtos Tradicionais Portugueses - Jornal do Centro

O Rancho à Moda de Viseu e o Viriato foram aprovados pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) para integrarem a lista de produtos tradicionais portugueses, informou esta terça-feira a Câmara de Viseu.

“A Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) apreciou de forma positiva a inclusão do Rancho à Moda de Viseu e do Viriato nos Produtos Tradicionais Portugueses”, anuncia a autarquia em comunicado.

As duas iguarias já tinham sido Rancho à Moda de Viseu e Viriato nos Produtos Tradicionais Portugueses naquele roteiro, com vista à sua classificação.

Num país como Portugal, acrescenta a nota, “que conta com uma variedade extensa e diversificada de produtos alimentares, esta lista pretende valorizar e promover receitas tradicionais, assim como preservar o património gastronómico, num receituário de pratos em forma de herança culinária”.

“Confecionado à base de carnes, couve, massa, batata e grão-de-bico, o Rancho à moda de Viseu era uma adição obrigatória ao conjunto de pratos históricos do nosso país”, defende o executivo liderado por Fernando Ruas.

Segundo a autarquia, esta adição destaca-se “nomeadamente, pela importância e ligação que tem com a cidade de Viseu e com a zona Centro de Portugal”, já que se tratam “receitas emblemáticas viseenses”.

“Servido todo o ano, o Rancho ganhou, nos últimos anos, uma nova notoriedade com a criação da “Rota do Rancho”, uma ação de dinamização promovida pela Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV) em parceria com o Município de Viseu”, lembra.

No ano passado, recorda o município, a Rota do Rancho “contou com a participação de cerca de 50 restaurantes” e a iniciativa tem como objetivo “promover e celebrar o Rancho à Moda de Viseu” que ganhou notoriedade pela mão do Regimento de Infantaria 14, na cidade.

“Marcado pela peculiaridade de todos os ingredientes serem cozidos em conjunto, o Rancho ganha um apurado caldo com um sabor particular que todos os viseenses conhecem e, em particular, aqueles que o provaram no Regimento de Infantaria nº 14, onde, reza a lenda, foi criada a receita deste prato”, sublinha.

O Viriato é outro produto a integrar a lista nacional, na área da doçaria, este “notável bolo à base de farinha, açúcar, ovos e coco ralado, com formato em “V” e inspirado no mítico herói da cidade de Viseu, o tradicional Viriato”.

“Produto de uma confeção passada de geração em geração e com traços característicos que são, rigorosamente, respeitados pelos estabelecimentos viseenses que o produzem, o Viriato está presente no quotidiano da cidade desde os anos 50, altura em que era distribuído com o pão fresco logo pela manhã”, realça a Câmara.

Nos dias de hoje, acrescenta, “o Viriato pode ser saboreado em, praticamente, todas as confeitarias de Viseu, tornando este, um dos tesouros da Cidade-Jardim e um marco de degustação obrigatória a todos os que a visitam”.

O executivo municipal elogia ainda a “gastronomicamente requintada e única” na região de Viseu Dão-Lafões” assim como o seu “espólio culinário invejável” e, neste sentido, manifesta o desejo de, “nos próximos anos”, outros produtos serem “adicionados a esta lista” de produtos tradicionais portugueses.

pub
 Rancho à Moda de Viseu e Viriato incluídos nos Produtos Tradicionais Portugueses - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Rancho à Moda de Viseu e Viriato incluídos nos Produtos Tradicionais Portugueses - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar