5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Seca: Governo vai reunir com autarcas da região Viseu Dão Lafões

Seca: Governo vai reunir com autarcas da região Viseu Dão Lafões

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
11.08.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
11.08.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Seca: Governo vai reunir com autarcas da região Viseu Dão Lafões

O Governo vai reunir esta sexta-feira (12 de agosto) com a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões para discutir a seca na região. O encontro está marcado para as 15h30 na Casa do Adro, em Viseu.

A reunião com os autarcas tem o objetivo de contextualizar a situação de seca severa que afeta o território de Viseu Dão Lafões e alavancar um entendimento interinstitucional no que concerne ao planeamento e à gestão de recursos hídricos”, segundo afirma numa nota a CIM.

O encontro contará com a presença do secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, e do vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado, além dos autarcas da CIM.

Nesta sessão, acrescenta a entidade intermunicipal, a APA vai apresentar um ponto de situação da seca, “com particular enfoque na região de Viseu Dão Lafões”, e discutir com a CIM e os autarcas a elaboração de um plano intermunicipal de contingência para períodos de seca “à escala da região hidrográfica”, a concretização de um conjunto de investimentos de requalificação e a promoção de campanhas de sensibilização.

Também na nota, a CIM Viseu Dão Lafões garante que ela e os seus municípios intencionam associar-se à campanha “Vamos fechar a torneira à seca”, promovida pela APA e pela Águas de Portugal, em parceria com Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

Várias localidades do distrito têm sido abastecidas com camiões cisterna para colmatar a falta de água, enquanto os municípios se têm desdobrado em ações de sensibilização às populações e medidas de prevenção.

As barragens da região sofreram quebras na capacidade em comparação com o final de julho. De acordo com os mais recentes dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos da Agência Portuguesa do Ambiente, à data de 8 de agosto, a Barragem da Aguieira é a que guarda mais água nesta altura com uma capacidade de 80 por cento, menos 3% em comparação com o final do mês passado.

Já Fagilde, que abastece os concelhos de Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo, tem uma capacidade de 74%, tendo sofrido uma quebra de 12%. A Barragem de Ribeiradio, em Oliveira de Frades, tem 68% de capacidade, menos 2%.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar