resende
IP3
câmara resende
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » S.O.S. Rio Paiva alerta para catástrofe natural no curso de água

S.O.S. Rio Paiva alerta para catástrofe natural no curso de água

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
26.08.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
26.08.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 S.O.S. Rio Paiva alerta para catástrofe natural no curso de água

A Associação S.O.S. Rio Paiva alerta que atualmente cerca de 15 quilómetros do curso de água “estão secos, com vários troços do rio sem uma gota de água há vários meses”.

“Esta situação inédita afeta especialmente a zona do Alto Paiva no troço inicial do rio entre os municípios de Moimenta da Beira (onde o rio nasce) e Vila Nova de Paiva”, salienta a organização.

“O rio está totalmente seco na nascente e ao longo de vários quilómetros até à praia de Segões, onde um açude garante a existência de alguma água que se apresenta bastante degradada sem condições para a prática balnear. A jusante deste local a água é muito escassa, com vários troços totalmente secos” acrescenta.

A associação ambientalista fala numa “verdadeira catástrofe ambiental” e acusa o município de Vila Nova de Paiva de continuar “a efetuar descargas poluentes diretamente no pouco caudal que resta do rio, agravando ainda mais os problemas de poluição e de seca extrema”.

A S.O.S. Rio Paiva diz que gravou imagens das descargas da ETAR de Vila Nova de Paiva no passado dia 19 de agosto e apresentou mais uma denúncia à GNR e à Agência Portuguesa do Ambiente, esperando que as autoridades “atuem com máxima urgência na resolução deste grave problema”.

“Há 12 anos que esta associação apresenta denúncias relacionadas com a poluição da ETAR de Vila Nova de Paiva, e passados estes anos o problema continua exatamente igual, com descargas de efluente sem tratamento no leito do Paiva”, denuncia.

“A associação entende que é ainda urgente que o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) avalie os impactos deste fenómeno na biodiversidade e conservação da fauna e flora do rio Paiva, uma vez que compete a esta entidade garantir a conservação desta área protegida”, refere a S.O.S. Rio Paiva em comunicado.

Na mesma nota enviada à imprensa, a organização ambientalista garante que “os graves problemas no Alto Paiva estão a refletir-se a jusante, nomeadamente em Arouca, Cinfães e Castelo de Paiva onde o rio se apresenta com uma cor esverdeada e maus cheiros, que resultam, muito provavelmente, da escassez de água, temperatura elevada e da concentração de nutrientes orgânicos e inorgânicos vindos de fontes poluentes”.

Município refuta denúncia
Contactado pelo Jornal do Centro, o presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva rejeita a existência de problemas e a ocorrência de descargas poluentes provenientes da ETAR da sede do concelho.

“A ETAR está a funcionar bem, não temos qualquer registo por parte da empresa que está a gerir essa ETAR que tinha havido alguma descarga poluente”, diz.

O autarca lamenta ainda não ter sido contactado pela S.O.S. Rio Paiva para conversa sobre o estado em que se encontra o curso de água, preferindo lançar comunicados para a Comunicação Social.

“Não sabemos quem são os responsáveis do S.O.S. Rio Paiva e, por isso, lamentamos que haja esta falta de comunicação porque preferem criar soundbites do que tudo o resto”, acusa.

As críticas de Paulo Marques não se ficam por aqui. O presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva diz que ao contrário do que diz a associação ambientalista, o Paiva não está seco apenas nos primeiros 15 quilómetros.

“Não se deviam preocupar apenas com o começo. Estamos muito preocupados com isto, estamos mais preocupados do que esta instituição porque o Rio Paiva é a nossa bandeira e por isso o que queremos é que todos juntos criemos soluções não soundbites. A associação nunca quis saber dos planos que temos para o rio”, critica

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar