Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Geminação de Viseu com Taiyuan gera discórdia na reunião de Câmara

Geminação de Viseu com Taiyuan gera discórdia na reunião de Câmara

pub
 Geminação de Viseu com Taiyuan gera discórdia na reunião de Câmara - Jornal do Centro
02.09.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Geminação de Viseu com Taiyuan gera discórdia na reunião de Câmara - Jornal do Centro
02.09.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Geminação de Viseu com Taiyuan gera discórdia na reunião de Câmara - Jornal do Centro

O PS entende que Viseu geminar com Taiyuan é uma decisão imprudente “quer quanto à necessidade, quer quanto ao timing, atendendo ao contexto geopolítico atual”. Os socialistas alegam que uma geminação deve obedecer a “critérios claros e objetivos” para que exista uma “efetiva valorização dos territórios”.

Ao Jornal do Centro, o vereador socialista Vítor Pinho Oliveira lembrou que Fernando Ruas “há uma semana estava a saudar as famílias ucranianas refugiadas de guerra que escolheram Viseu como local de proteção e uma semana depois está a propor geminar com uma cidade que está geminada com Donetsk, a cidade separatista pró-russa que despoletou a guerra em solo europeu”.

O socialista refere ainda que o PS não considera que “Viseu precise de ser esta cidade carente de geminações sem critérios, uma cidade carochinha que está à janela para dar convites para se geminar”, assinalando que, no entender dos socialistas, tal atitude “esvazia de importância este ato político”.

Na conferência de imprensa após a reunião do executivo, o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas referiu que uma geminação não está relacionada com um país, mas com cidades. “É mesmo de quem não conhece a história das geminações, que apareceram por causa da Guerra. Em Portugal, por exemplo, ninguém cá vinha. Éramos um Estado anti-democrático e houve muita gente que fugiu para aqui. As cidades e as autarquias, felizmente, não seguem as mesmas diretrizes dos governos. Era o que faltava. Se um país não for democrático não podemos fazer uma geminação com uma cidade? Os habitantes têm alguma culpa disto? Não”, reforçou o autarca.

Acrescentando que considera que “o Partido Socialista se vai arrepender” por ter votado contra a geminação com a cidade de Taiyuan, Ruas entende que a decisão dos socialistas foi “impensada”. “Aquilo que eu disse à pessoa que interveio foi se tinha acertado as coisas com o Ministério dos Negócios Estrangeiros. O embaixador faz elogios rasgados a esta ligação, um embaixador que é o representante do Governo lá”, assinalou Fernando Ruas.

Viseu assina geminação com cidade chinesa com o município de Taiyuan no dia 17 de agosto. Um acordo que prevê o “estabelecimento de uma relação amigável entre ambas as cidades e que prevê uma “cooperação nas mais variadas áreas de governação municipal”.

Na sessão, Fernando Ruas referiu que Viseu e Taiyuan partilham alguns pontos em comum como “uma identidade e história com mais de 2.500 anos, a preocupação crescente para com a sustentabilidade ambiental, uma cidade mais verde e amiga do ambiente, a aposta na educação e na inclusão na educação”.

pub
 Geminação de Viseu com Taiyuan gera discórdia na reunião de Câmara - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Geminação de Viseu com Taiyuan gera discórdia na reunião de Câmara - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar