No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
As estradas do distrito de Viseu tiveram 554 acidentes rodoviários durante os primeiros seis meses deste ano, segundo revela o mais recente relatório de sinistralidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
Segundo os dados desta entidade, que juntam informações das autoridades incluindo PSP e GNR, houve mais 89 acidentes em comparação com o período homólogo de 2021. Entre os meses de janeiro e junho, a sinistralidade aumentou 19,1% (por cento). Há um ano, os dados apontavam para 465 sinistros.
Dos sinistros resultaram oito vítimas mortais, mais uma do que no ano passado, e 34 feridos graves, menos seis. As autoridades também contabilizaram 635 feridos ligeiros, revelando aqui uma subida face a 2021 de mais 65 vítimas.
No entanto, quando analisamos o conjunto de vítimas mortais e feridos graves, Viseu foi um dos dois distritos cujos números desceram com uma diminuição de 10,6%. A região só é superada por Braga, que teve uma quebra de 32,3%. Por outro lado, todos os restantes distritos subiram. Segundo a ANSR, houve agravamentos mais acentuados nos distritos de Évora e Bragança.
A sinistralidade em Viseu continua a ser inferior em comparação com alguns distritos vizinhos como Aveiro, que teve 1.180 acidentes (mais 25,8%), e Coimbra, que registou 761 ocorrências (mais 33%). Por outro lado, os números de Viseu são superiores aos de Vila Real (274 acidentes) e da Guarda (205 sinistros).
Nos primeiros seis meses do ano, foram oito os acidentes com vítimas mortais no distrito de Viseu, dos quais cinco foram despiste. Viseu e Oliveira de Frades foram palcos de duas dessas ocorrências, respetivamente. Os concelhos que também tiveram acidentes mortais incluem Carregal do Sal, Moimenta da Beira, Sátão e Vouzela, todos com uma ocorrência.
, a região de Viseu tinha tido 345 acidentes de viação de janeiro a abril.
Em Portugal, até junho de 2022, foram contabilizados 15.457 acidentes com vítimas, 210 vítimas mortais, 1.120 feridos graves e 18.006 feridos ligeiros.