5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Mais de 100 consumidores querem produzir eletricidade em Mangualde

Mais de 100 consumidores querem produzir eletricidade em Mangualde

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
23.09.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
23.09.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Mais de 100 consumidores querem produzir eletricidade em Mangualde

Mais de uma centena de consumidores já manifestaram interesse em aderir às comunidades de energia renovável (CER) que a Câmara de Mangualde quer implementar no concelho.

As inscrições continuam abertas até 30 de setembro, anunciou o município. Os projetos permitem que as empresas e a população produzam e partilhem a sua própria energia, aproveitando as centrais fotovoltaicas que vão ser instaladas no centro urbano da cidade e em Tibaldinho.

O objetivo do projeto que já arrancou no último verão é promover a produção local de eletricidade “através da criação de uma comunidade de energia renovável que produz a sua própria eletricidade verde, limpa e descarbonizada”, promovendo boas práticas energéticas junto da comunidade local. As CER foram apresentadas em julho em Tibaldinho e em agosto no centro de Mangualde.

Estas comunidades, frisa o município, são destinadas a “cidadãos titulares de um contrato de eletricidade e cujo local de consumo esteja nas proximidades” das centrais instaladas em Mangualde e no Centro Cultural, Social e Desportivo de Tibaldinho “até ser atingido, por ordem de adesão, o limite de produção da central”.

Os aderentes podem beneficiar da energia produzida pelos painéis solares durante mais de 20 anos sendo que, para cada casa ou empresa, é determinada a potência mais indicada para maximizar a poupança em função do consumo. Essa poupança pode atingir os 20 a 30 por cento na fatura mensal, refere a Câmara.

Entre os principais benefícios, a autarquia realça também o combate à pobreza energética, a redução de emissões de CO2 (dióxido de carbono) e o contributo para o aumento dos níveis de conforto térmico através do acesso a eletricidade mais barata.

Segundo a autarquia, as manifestações de interesse em participar nestas comunidades devem ser entregues até à próxima sexta-feira presencialmente no Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde ou através dos e-mails cermangualde@cmmangualde.pt para o CER Centro Urbano de Mangualde ou certibaldinho@cmmangualde.pt para o CER Tibaldinho.

Os interessados devem anexar a fatura de eletricidade do último mês “para que se possa aferir a necessidade energética e fazer uma estimativa de redução de custos”. Os formulários estão disponíveis no site do município e na receção dos Paços do Concelho.

O que são as comunidades de energia renovável?
De acordo com a Direção Geral da Energia e Geologia (DGEG), as comunidades de energias renováveis são “iniciativas de base comunitária” e “uma emergência”, tendo em conta que “refletem uma flexibilização no recurso a fontes de energia renovável”.

“Resultam em compromissos coletivos segundo um modelo de gestão, face a oportunidades e desafios oferecidos pelo contexto em que se inserem, e que se colocam a nível social, ambiental e económico na produção e uso local/regional de energia”, esclarece.

A CER “permite que o auto consumidor, além de produzir e consumir, também possa ter atividades de partilha, armazenamento e de venda da energia excedente”, isto, num regime em que “uma ou mais unidades de produção de energia renovável (UPAC) podem estar ligadas a um ou mais pontos de consumo”, sublinha a DGEG.

Os destinatários são os consumidores individuais e também os grupos de consumidores, desde que organizados coletivamente ou em comunidades de energia, incluindo condomínios, áreas urbanas, bairros, parques empresariais, unidades agrícolas, unidades industriais, freguesias, e municípios, cujas infraestruturas estejam numa relação de vizinhança e proximidade do projeto de energia.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar