resende
IP3
câmara resende
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Lamego apaga iluminação exterior a partir de amanhã

Lamego apaga iluminação exterior a partir de amanhã

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
03.10.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
03.10.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Lamego apaga iluminação exterior a partir de amanhã

A Câmara de Lamego anunciou que vai desligar, a partir de terça-feira (dia 4), a iluminação exterior de alguns equipamentos municipais para assinalar a Semana Mundial do Espaço.

A iniciativa vai decorrer “de forma simbólica” até à próxima segunda-feira (dia 10). Segundo o município, a medida visa “sensibilizar para a sustentabilidade ambiental e para a redução da luz artificial durante a noite”.

A autarquia deixou também o apelo à população, empresas e instituições do concelho para se associarem à iniciativa, desligando as luzes dos edifícios durante esta semana.
A Semana Mundial do Espaço, declarada pelas Nações Unidas, pretende ser uma “celebração internacional de contribuição da ciência e da tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana”.

“Está comprovado que a iluminação excessiva do céu noturno afeta os ritmos circadianos do ser humano e os processos naturais de migração, reprodução e alimentação colocando em causa a sobrevivência de algumas espécies noturnas. Por esta razão, a escuridão possui igual importância à luz do dia”, lê-se na nota divulgada pelo município de Lamego.

A Semana Mundial do Espaço comemora em especial o lançamento do primeiro satélite terrestre construído pelo homem, o Sputnik I, no dia 4 de outubro de 1957 e o Tratado de Exploração Pacífica do Espaço Exterior, assinado a 10 de outubro de 1967.

A iniciativa promove milhares de eventos em cerca de 90 países em todo o mundo que celebram os benefícios do espaço e o entusiasmo pela exploração espacial.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar