Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Gralheira, aldeia situada a mais de 1.100 metros de altitude, no…
A Câmara de Lamego anunciou que vai desligar, a partir de terça-feira (dia 4), a iluminação exterior de alguns equipamentos municipais para assinalar a Semana Mundial do Espaço.
A iniciativa vai decorrer “de forma simbólica” até à próxima segunda-feira (dia 10). Segundo o município, a medida visa “sensibilizar para a sustentabilidade ambiental e para a redução da luz artificial durante a noite”.
A autarquia deixou também o apelo à população, empresas e instituições do concelho para se associarem à iniciativa, desligando as luzes dos edifícios durante esta semana.
A Semana Mundial do Espaço, declarada pelas Nações Unidas, pretende ser uma “celebração internacional de contribuição da ciência e da tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana”.
“Está comprovado que a iluminação excessiva do céu noturno afeta os ritmos circadianos do ser humano e os processos naturais de migração, reprodução e alimentação colocando em causa a sobrevivência de algumas espécies noturnas. Por esta razão, a escuridão possui igual importância à luz do dia”, lê-se na nota divulgada pelo município de Lamego.
A Semana Mundial do Espaço comemora em especial o lançamento do primeiro satélite terrestre construído pelo homem, o Sputnik I, no dia 4 de outubro de 1957 e o Tratado de Exploração Pacífica do Espaço Exterior, assinado a 10 de outubro de 1967.
A iniciativa promove milhares de eventos em cerca de 90 países em todo o mundo que celebram os benefícios do espaço e o entusiasmo pela exploração espacial.