câmara resende
policia-judiciaria
barco douro cinfaes
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » AIRV diz estar “presente” para estes e mais 40 anos

AIRV diz estar “presente” para estes e mais 40 anos

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
22.10.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
22.10.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 AIRV diz estar “presente” para estes e mais 40 anos

Diagnóstico feito, o país precisa de um crescimento económico robusto e para isso conta com os empresários. Em Viseu, a Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV) assinalou 40 anos de existência e a data serviu para juntar associados e entidades que têm como “ambição” criar riqueza, ajudar no desenvolvimento do país e defender os interesses da região. “Temos de ter voz e para isso precisamos de uma associação e de um tecido empresarial forte”, começou por assinalar na cerimónia de abertura do aniversário o atual presidente da AIRV, João Cotta.

Para o empresário, e numa altura em que a vida vai ser”mais difícil” por causa da atual conjuntura, é agora tempo para “preparar os tempos de bonança” que, como em todos os ciclos, “vão chegar”. “Temos de atrair, temos de qualificar as equipas, temos de procurar novos mercados”, adiantou, lembrando que aos governos cabe desburocratizar.

Na cerimónia celebrativa, a AIRV homenageou o primeiro presidente e sócio número um, Manuel Morais, que lembrou que há 40 anos um grupo de empresários teve uma “grande visão”. “Nós demos este primeiro passo e agora temos mais e melhores associados”, disse.
As homenagens foram ainda para o Grupo Visabeira, para o Instituto Politécnico de Viseu e para a Câmara Municipal de Viseu.

O atual presidente da autarquia, Fernando Ruas, fez questão de frisar que “sem a AIRV, Viseu não seria a mesma coisa”. “A AIRV é, connosco, um baluarte na defesa dos interesses do Interior”, acrescentou, frisando que é o mesmo Interior que pode fazer mais “se o poder central se virar para nós”. “Temos de levantar a voz”, apelou, virando-se para João Cotta, a quem aproveitou para, em jeito de brincadeira, o apelidar também de “eterno” presidente.

E os 40 anos foram ainda assinalados com a presença de Álvaro Beleza, presidente da SEDES, que frisou que o país tem de olhar para os empresários “sem inveja”, o presidente da ANTRAM, Pedro Polónio, o presidente da Comissão Vitivinícola do Dão, Arlindo Cunha, o presidente do CEC, José Couto, e o presidente da Associação Empresarial de Portugal, Luis Miguel Ribeiro. Um painel onde todos foram unânimes em dizer que Portugal precisa de Produtividade, competitividade e qualificação.

O encerramento foi feito por Francisco Mendes da Silva, presidente do Núcleo de Viseu da SEDES, que deixou a porta aberta para um debate comum, com todos os intervenientes, desde empresários a académicos, sobre as condições do crescimento económico, assim como os desafios que Portugal tem pela frente.

A AIRV foi criada a 22 de outubro de 1982 para “satisfazer as necessidades dos empresários da região, uma vez que até então, devido à inexistência de estruturas de apoio de nível regional, as empresas da região encontravam-se dispersas por associações de âmbito nacional ou por associações que nada tinham a ver com a estrutura associativa”, recorda a organização.

“O crescimento da AIRV permitiu, por um lado, que os empresários, da sua área geográfica de atuação, dispusessem de um fórum representativo da classe e, por outro, que a região tivesse, dentro das suas fronteiras, um agente promotor do desenvolvimento. Com o passar dos anos a AIRV, foi consolidando a sua posição junto dos empresários, contribuindo para o desenvolvimento regional e aumentando o número de associados, independentemente, da sua atividade económica”, acrescenta.

A ação da AIRV estende-se a todo o distrito de Viseu e também a alguns concelhos dos distritos limítrofes como Seia, Oliveira do Hospital, Tábua, Gouveia, Aguiar da Beira, Trancoso, Vila Nova de Foz Côa e Fornos de Algodres.

Entre os serviços que a AIRV presta aos associados, estão a formação profissional, registos de marca, internacionalização, serviços jurídicos, apoio na criação de empresas e na gestão, candidaturas aos fundos, incubação, organização de eventos e promoção de ações de sensibilização e workshops, entre outros.

{#slide|24|slide#}

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar