No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Câmara de Mortágua irá produzir energia para autoconsumo em vários edifícios municipais. O executivo camarário anunciou, esta quarta-feira, que os espaços do município vão poder ter painéis solares para produzir eletricidade.
A autarquia presidida pelo socialista Ricardo Pardal revelou que já foi elaborado um relatório técnico que identificou os vários edifícios camarários, incluindo espaços escolares, culturais e desportivos do concelho. O documento avaliou “o potencial” de cada imóvel, de modo a garantir a “máxima produção de energia através de painéis fotovoltaicos”.
O presidente da Câmara sublinhou as vantagens do projeto para a sustentabilidade ambiental, reduzindo a pegada de carbono do município, mas também para a sustentabilidade económica, permitindo uma “redução significativa” da fatura energética, numa altura em que os preços têm vindo a aumentar.
“Temos muitas horas de sol ao longo do ano e temos de aproveitar esse recurso que é limpo e renovável, e que não está dependente dos mercados e crises internacionais. Passamos de meros consumidores a produtores de energia, fazendo a injeção na rede da energia excedente. É um investimento de longo prazo, para o futuro, que terá retorno em termos de poupança e contributo ambiental”, sustentou Ricardo Pardal.
A autarquia adiantou também que irá abrir, até ao final deste ano, um concurso público para selecionar os operadores que ficarão encarregues da instalação e “que terão a cargo o investimento”. O município irá assumir-se como parceiro na produção de energia.
Esta é apenas uma das medidas que a Câmara de Mortágua diz ter em curso no concelho na matéria da energia. A autarquia também está a executar um “plano em grande escala” de requalificação da iluminação pública do concelho com a substituição de lâmpadas convencionais por luminárias LED.