No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Arquivo Municipal de Viseu vai mudar de instalações para a Igreja Madre Rita. A Câmara informa que arrancou esta quarta-feira o processo de mudança da valência para o novo espaço no rés do chão da igreja localizada na Quinta da Alagoa.
A autarquia espera que o novo Arquivo Municipal abra ao público no próximo mês de dezembro, altura em que estará concluída “a transferência de toda a documentação”. O novo espaço garante “uma grande melhoria das condições e serviços prestados aos cidadãos”, promete o município viseense.
Um dos objetivos da mudança passa, diz a Câmara, por passar a prestar “um serviço 360º, da consulta à reprodução, do levantamento de documentação ao pagamento, tudo de forma mais cómoda e rápida e num só espaço, moderno e eficiente”.
“As obras de adaptação do novo Arquivo, além de terem como objetivo reunir o acervo documental disperso por vários edifícios e serviços camarários e dotar o Arquivo Municipal de sistemas de segurança, conservação e acondicionamento da documentação, possibilitaram a criação de espaços de atendimento, de consulta e de digitalização”, frisa a Câmara em comunicado.
Até ao final do processo da mudança, que durará quatro semanas, o Arquivo Municipal continuará a trabalhar nas instalações atuais da Casa Amarela, na Santa Cristina. “Todos os contactos do Arquivo Municipal de Viseu (telefónico e e-mail) manter-se-ão sem qualquer alteração, assim como o atendimento ao público”, acrescenta a Câmara.
O presidente do município, Fernando Ruas, garante que o novo Arquivo “vai contribuir para uma maior satisfação dos nossos cidadãos”.