No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A localidade de Ferradosa, no concelho de São João da Pesqueira, vai ter um parque fluvial. A Câmara Municipal entregou ontem (dia 2) o projeto ao empreiteiro no salão nobre dos Paços do Concelho, onde foram assinados o contrato de empreitada e o auto de consignação.
O novo parque vai ter zonas voltadas para a prática desportiva e merendas, além de caminhos e piscinas. O projeto, que prevê um investimento de 795 mil euros, inclui a reabilitação do apeadeiro da zona, que constitui como uma das principais entradas de São João da Pesqueira.
Segundo o município presidido por Manuel Cordeiro (independente), o projeto pretende “criar um ambiente visual agradável que potencie o bem-estar e conforto humano” em Ferradosa, privilegiando o lazer, o recreio e a prática do desporto ao ar livre.
O plano passa pela requalificação e reabilitação da área, potenciando a qualidade da paisagem. A autarquia acrescenta que outra das preocupações é a de “permitir uma confortável circulação pedonal e interligação com os percursos já existentes”.
Para responder a este repto, será criada uma rede de caminhos que permitem atravessar o parque e aceder às zonas de estadia, sem descurar o acesso por parte das pessoas com mobilidade condicionada.
Na zona mais poente do parque e aproveitando a existência de uma pequena enseada junto ao rio Douro, serão construídas duas piscinas flutuantes, uma para crianças e outra para adultos, apoiadas por sanitários e vestiários. Além disso, também será construída uma pequena zona de merendas no lugar de socalcos que estão hoje ao abandono.
A Câmara adianta ainda que o apeadeiro ferroviário da Ferradosa vai ser reabilitado numa obra que prevê a criação de uma pequena praceta junto ao espaço, com dois lugares de estacionamento para pequenos autocarros.
Nas proximidades, será construído um parque de estacionamento automóvel que sirva não só os utentes do futuro parque como os utilizadores do apeadeiro ferroviário.