No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Dezenas de alunos do ensino superior vão participar, esta quarta e quinta-feira (dias 9 e 10), na primeira edição do “Bootcamp Grow EU” organizado pelo centro Europe Direct Viseu Dão Lafões em parceria com a Comissão Europeia, o Instituto Politécnico de Viseu e a Universidade de Aveiro, que vai receber a iniciativa.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões promove a iniciativa onde, durante os dois dias, os jovens terão de refletir sobre as prioridades e políticas europeias e dialogar sobre o futuro do projeto europeu.
Em destaque estarão temas como “Pacto Ecológico Europeu”, “Alcançar uma Europa Preparada para a Era Digital”, “Ano Europeu da Juventude”, “Investigação Universitária Europeia”, “Populismo e Cidadania Europeia” e “Os Jovens e o Mercado de Trabalho Europeu”. Os alunos vão poder também saber sobre projetos de investigação financiados pelo programa Erasmus.
O presidente da CIM, Fernando Ruas, refere que a “experiência imersiva” dedicada à Europa quer sensibilizar os jovens para os temas do Velho Continente que estão “cada vez mais presentes” no dia-a-dia. “Antecipando o seu sucesso, estou convicto que com esta primeira iniciativa lançamos as bases para um debate cada vez mais alargado sobre a União Europeia e o seu futuro”, diz.
O secretário executivo da comunidade, Nuno Martinho, destaca o facto de o bootcamp ocorrer numa altura em que “é cada vez mais decisivo dar a conhecer as políticas e as iniciativas europeias aos habitantes do território da Região de Aveiro e de Viseu Dão Lafões, especialmente aos mais jovens”.