No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Os militares do Exército que integraram a primeira força nacional destacada para a Roménia, onde nos últimos meses estiveram em missão da NATO, vão entregar o estandarte nacional que os acompanhou, esta sexta-feira (dia 18) em Viseu.
A entrega vai decorrer numa cerimónia pública que simboliza o fim da missão iniciada em abril, dois meses depois do início da guerra na Ucrânia, e cujo aprontamento teve lugar no Regimento de Infantaria 14 (RI 14).
O evento terá lugar no Campo de Viriato (recinto da Feira de São Mateus) ou, em caso de chuva, no Pavilhão Multiusos a partir das 11h15 e será presidida pelo chefe do Estado Maior do Exército, o general José Nunes da Fonseca.
O batalhão do Exército que esteve na Roménia foi treinada no RI 14, onde decorreu o aprontamento dos militares. A missão foi decidida pelo Conselho Superior de Defesa Nacional “na sequência do recrudescimento do conflito armado no leste da Europa e subsequente ativação dos planos de defesa da NATO”, recorda o RI 14 em comunicado. O estandarte nacional foi entregue à força a .
O grupo integrou 221 militares de várias companhias, das quais 201 vieram da companhia de atiradores (reforçada com um módulo de defesa antiaérea, um módulo de conjunto de informações e um módulo de apoio) e 20 da equipa de operações especiais.