No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A União das Freguesias de Sernancelhe e Sarzeda inaugurou ontem, domingo (dia 20), a sua nova sede. As instalações estão localizadas no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários, que foi requalificado para receber a autarquia no centro histórico da vila.
Além dos executivos da Junta e da Câmara, o presidente da Câmara do Peso da Régua, José Manuel Gonçalves, foi o convidado de honra da cerimónia de inauguração.
Em comunicado, o município de Sernancelhe refere que a inauguração “constituiu uma homenagem aos presidentes de junta, aos membros dos executivos, à democracia e todos quantos dedicam as suas vidas à causa pública”.
A cerimónia começou na antiga sede, onde as bandeiras desceram pela última vez os mastros, ao som da Banda Musical 81 de Ferreirim e foi lido um texto que homenageou o espaço que acolhia a sede da Junta há 30 anos.
A inauguração passou também pelos Paços do Concelho, pelo Centro de Artes e pelo Auditório Municipal, onde também foram lidos textos referentes à democracia e ao papel do poder local.
O último momento seria já na nova sede da Junta, onde vários autarcas enalteceram o acontecimento. Rafael Lopes, presidente da União de Freguesias de Sernancelhe e Sarzeda, recordou os presidentes de junta e executivos que, desde o 25 de abril, garantiram os atos democráticos na localidade.
Carlos Santos, vice-presidente da Câmara Municipal, elogiou os que colaboraram na obra de requalificação e lembrou que é vontade da autarquia “criar condições para que o centro histórico acolha cada vez mais pessoas e serviços e ganhe mais vida”.
Já o presidente do município, Carlos Santiago, reafirmou a ambição de Sernancelhe de “continuar a querer fazer parte do futuro de Portugal com projetos inovadores, com ideias adaptadas aos tempos atuais e com sentido estratégico”.
O autarca de Sernancelhe, que é também presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, disse ainda que o convite ao presidente da Câmara do Peso da Régua para presidir à inauguração da obra surge como forma de “reconhecimento a quem luta e trabalha pelo território”. José Manuel Gonçalves disse rever-se em várias das ações feitas em Sernancelhe e elogiou o seu homólogo pela forma como se dedica à causa do Douro.