No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Os deputados do PS chumbaram a proposta do PSD apresentada em sede de Orçamento de Estado para que o Governo inicia-se os procedimentos necessários com vista ao lançamento do concurso público de requalificação da Estrada Nacional (EN) 225 entre Castro Daire e Arouca.
Os sociais-democratas acusam os socialistas de votar contra uma promessa eleitoral, já o PS contrapõe e diz que o PSD também votou contra a requalificação do IP3 ao votar contra o Orçamento de Estado.
No início deste ano, em plena campanha eleitoral, a candidatura socialista pelo círculo de Viseu reconhecia a necessidade de uma intervenção na via e até dizia que a requalificação na EN 225 estaria com “concurso planeado para ser lançado durante este ano”.
Agora, segundo o PSD, a proposta de aditamento que exortava o Governo a avançar com os procedimentos para o concurso ser lançado mereceu os votos contra do PS e a abstenção da Iniciativa Liberal. Os restantes partidos com assento no Parlamento votaram a favor.
“Se o PSD está a dizer que o PS votou contra, então nós dizemos que o PSD votou contra as obras de requalificação do IP3. Mas o IP3 vai acontecer contra tudo e contra todos”, justificou o deputado socialista. João Azevedo deixou ainda a certeza de que nos “próximos anos se vão concretizar as aspirações dos autarcas e populações” a propósito desta estrada que, sublinhou, é “urgente ser requalificada”. “Isto foi mais um truque parlamentar do PSD”, acusou.
As obras nesta estrada que serve o concelho de Castro Daire são reclamadas há anos e até já deram origem a um abaixo-assinado subscrito por mais de 4 mil pessoas.
Já em 2020 a Assembleia da República tinha instado o Governo a avançar com a requalificação da estrada, após a entrega da petição, mas os trabalhos na via nunca chegaram a avançar.
O projeto de execução previa um investimento de cerca de 5 milhões de euros na requalificação da EN 225.
A população local também já ameaçou ir para a rua e manifestar-se contra o estado calamitoso em que se encontra a via.