No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O distrito de Viseu vai estar sob alerta amarelo nesta quinta-feira (8 de dezembro), dia de feriado, por causa da previsão de chuva forte. O aviso foi colocado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O alerta vai entrar em vigor entre a meia-noite de quinta e as 6h00 de sexta-feira (dia 9). Além da precipitação por vezes forte, o IPMA também adverte para a ocorrência de trovoadas na região.
De resto, todo o país vai estar em alerta. Para os próximos dias, está prevista chuva em Viseu, acompanhada de uma descida das temperaturas na quinta, sexta-feira e sábado.
Também a Proteção Civil lançou o seu próprio alerta, advertindo que, além da chuva intensa, também existem “condições favoráveis a convecção severa com trovoada e fenómenos extremos nas regiões Centro e Sul” e previsões de vento forte com rajadas até 80 quilómetros/hora.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta para a ocorrência de inundações e cheias, para além de arrastamentos, piso escorregadio e formação de lençóis de água. As autoridades lembram que tais situações podem ser prevenidas “sobretudo através da adoção de comportamentos adequados”.
Entre as medidas de proteção, a Proteção Civil sugere a “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais”, a retirada de inertes e outros objetos que “possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas” e também a “adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas”.
As autoridades também alertam para o cuidado na circulação e permanência junto de zonas ribeirinhas e com árvores e para a possibilidade de queda de ramos e árvores devido ao vento forte, além da adoção de “uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias”.
A Proteção Civil lembra também a população para não atravessar zonas inundadas “de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas” e estar atento às informações da meteorologia e indicações das autoridades.