resende
IP3
câmara resende
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Chuvas de novembro enchem barragens da região de Viseu

Chuvas de novembro enchem barragens da região de Viseu

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
07.12.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
07.12.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Chuvas de novembro enchem barragens da região de Viseu

As chuvas de novembro encheram as albufeiras da região de Viseu. As barragens de Aguieira, Ribeiradio e Vilar conseguiram aumentar a sua capacidade em comparação com o Chuvas de outubro não encheram barragens do distrito de Viseu, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

A 30 de novembro, a Barragem de Ribeiradio, em Oliveira de Frades, tinha a maior cota da região com 84 por cento de água. A albufeira registou uma subida de 21% face ao mês anterior.

Segue-se a Aguieira, no sul do distrito. A barragem está a 70% de capacidade, o que representa um crescimento de 4% em comparação com os dados de outubro.

Já a Barragem do Vilar, que serve os concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Tabuaço, continua com a cota mais baixa, mas apresentou uma subida de 15% face aos números anteriores. Agora, apresenta uma cota de 28%.

A produção hidroelétrica no Vilar continua suspensa até que sejam alcançadas as cotas mínimas de capacidade útil estabelecidas pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Quanto à Barragem de Fagilde, que serve os concelhos de Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo, os relatórios do SNIRH não têm qualquer informação. No final de outubro, a albufeira estava a 31% de capacidade.

Segundo o SNIRH, no último dia do mês de novembro e comparativamente a outubro, verificou-se um aumento do volume armazenado em oito bacias hidrográficas e uma descida em quatro.

Das 60 albufeiras monitorizadas, onze apresentavam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 26 tinham capacidade inferior a 40%. Apesar das subidas, os níveis de armazenamento de água são inferiores em relação às médias para novembro, exceto nas bacias do Lima, Ave e Mondego.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar