No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Câmara de Cinfães anunciou esta quarta-feira a adjudicação das obras de reabilitação das antigas escolas primárias de Gatão e Moimenta. A aprovação foi feita na última reunião do executivo presidido por Armando Mourisco (PS).
O objetivo é “dar um novo uso e uma segunda vida às escolas primárias desativadas, transformando-as para outros fins”.
O investimento será superior a 160 mil euros e permitirá a reconversão das antigas escolas “em habitações unifamiliares destinadas à habitação social”. A escola de Gatão, na freguesia de Travanca, será transformada num T1 e a de Moimenta terá dois apartamentos igualmente com a tipologia T1.
O investimento integra a Estratégia Local de Habitação de Cinfães, que prevê um investimento de aproximadamente 28 milhões de euros em quatro anos e tem como objetivo resolver os problemas habitacionais de várias famílias no concelho.
O objetivo da estratégia é promover o acesso a uma habitação adequada às pessoas que vivem em condições de maior precariedade e que não dispõem de capacidade financeira para comprar uma nova casa.
O plano inclui a integração de 78 famílias no regime de habitação social, 97 no arrendamento acessível 97 famílias e 177 agregados na reabilitação.
O presidente do município de Cinfães, Armando Mourisco, afirmou no início deste mês de dezembro que a Câmara tem investido mais de um milhão de euros na reabilitação de mais de 10 antigas escolas do concelho.
A autarquia também abriu um concurso público para a concessão de seis antigas escolas primárias, as de Alhões, Ameal, Escamarão, Pindelo, Ramires e Vila Chã, com o objetivo de atrair investimento e alavancar a economia local.