5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Proteção Civil alerta população para mau tempo

Proteção Civil alerta população para mau tempo

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
30.12.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
30.12.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Proteção Civil alerta população para mau tempo

O agravamento das condições do tempo nos próximos três dias, com chuva e vento forte, levaram a proteção civil a lançar um alerta à população, recomendado a adoção de várias medidas preventivas.

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), fruto do mau tempo é expectável que a ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento e cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras. Podem ainda ocorrer deslizamentos de terras e derrocadas motivados pela infiltração da água.

Para as estradas podem ser arrastados objetos soltos. O piso rodoviário poderá ficar escorregadio e poderão ser formados lençóis de água.

A proteção civil recomenda à população a adoção de várias medidas preventivas, como a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada de inertes e de outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

As pessoas não se devem expor às zonas afetadas pelas cheias, devendo igualmente garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placardes e outras estruturas suspensas.

“Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte; ter especial cuidado na circulação junto a zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a fenómenos de transbordo dos cursos de água, evitando a circulação e permanência nestes locais; adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias”, são os outros conselhos dados pelas autoridades.

“Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima; estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança”, são as outras recomendações avançadas.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar