No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Quarenta e sete escolas do distrito de Viseu participam na 12.ª edição da iniciativa de educação para a saúde “Heróis da Fruta”, que arranca esta terça-feira (3 de janeiro).
O programa organizado pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) abrange um total de 3.649 turmas de 1.430 escolas de todo o país e tem como principal objetivo “aumentar o consumo diário de frutas e legumes”.
Em comunicado, a APCOI refere que os jovens são “incentivados a melhorar os seus hábitos alimentares”, recebendo materiais educativos protagonizados por um grupo de personagens que ganham poderes quando ingerem “superalimentos”.
“Na última década mais de meio milhão de alunos já melhoraram os seus hábitos alimentares diários com a participação no projeto Heróis da Fruta”, realça a associação.
Um estudo do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa indica que 40% das crianças que participam pela primeira vez no concurso “atingem o consumo das porções diárias recomendadas de frutas e legumes, em apenas 5 semanas”. “Após 10 semanas, essa percentagem aumenta para 60%”, acrescenta a organização, citando o mesmo estudo.
Mário Silva, presidente da APCOI, afirma que “96% dos professores participantes em edições anteriores consideram que seria muito benéfico para a saúde das crianças se o projeto Heróis da Fruta fosse implementado em todas as escolas portuguesas” e recorda que “no ano letivo anterior, além do aumento de consumo de hortofrutícolas, este projeto conseguiu diminuir a ingestão de alimentos menos saudáveis nos lanches escolares em 52%”.
As inscrições estão abertas até 15 de janeiro no site www.heroisdafruta.com.
A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil é uma organização sem fins lucrativos que se dedica à prevenção da obesidade infantil, considerada mundialmente a doença crónica mais prevalente em idade pediátrica.
Segundo um estudo, uma em cada três crianças em Portugal vive com obesidade ou pré-obesidade. Portugal é considerado um país com bons exemplos de prevenção face a esta doença em toda a Europa.