Group portrait in a gym: seniors in orange shirts seated in front with student musicians in formal attire kneeling at the front; banner reads Politécnico de Viseu on the right.]','Large crowd of seniors in orange shirts posing with younger musicians in front of a school gym; basketball hoop visible in the background; banner Politécnico de Viseu on the right.','Multi-generational group photo at a school event in a gym, featuring elderly volunteers in orange shirts and a row of young musicians in white shirts and black vests in front.','Group photo inside a gymnasium showing an audience in bright orange shirts and a band of young musicians in front; a banner for Politécnico de Viseu is visible.','Crowd shot from a school event: elderly participants in orange shirts with a performance group of students in front, banner reading Politécnico de Viseu on the side.
Woman presenting a scientific poster to another attendee at a conference, pointing to bar charts and graphs on the board with an orange tote bag worn over her shoulder by the presenter in a black patterned blouse and light pants.
nuvens chuva tempo
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Tony-Carreirajpg
5
viajar
Home » Notícias » Concelho » Sernancelhe » Bancário do BES “saca” meio milhão a casal de ex-emigrantes de Sernancelhe

Bancário do BES “saca” meio milhão a casal de ex-emigrantes de Sernancelhe

 Guia para escolher o melhor seguro de viagem em 2026
04.01.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Guia para escolher o melhor seguro de viagem em 2026
04.01.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Bancário do BES “saca” meio milhão a casal de ex-emigrantes de Sernancelhe

Um casal de antigos emigrantes na Suíça, naturais de Sernancelhe, ficou sem 500 mil euros que tinha numa conta numa filial do BES, atual Novo Banco, na Suíça. O dinheiro foi desviado por um bancário. O caso acabou na justiça. O Tribunal da Relação diz que o banco tem que devolver o montante em causa.

O casal foi enganado pelo funcionário da agência bancária, que chegou a ocupar funções de gerente, há cerca de uma década, conta hoje o Jornal de Notícias. Segundo o diário, foi em 1996 que os depósitos começaram a ser feitos no banco, na maioria das vezes por intermédio do mesmo trabalhador.

O casal deixou a Suíça em 2006 e mesmo assim continuou a depositar os seus rendimentos na dependência bancária helvética. Terá entregue cerca de 481 mil euros.

Os antigos emigrantes só se aperceberam do desfalque em junho de 2013, quando o funcionário em causa deixou de atender o telefone. Ao pedirem o extrato da conta, a outro funcionário, constataram que o seu dinheiro tinha sido embolsado e não depositado, ao contrário do que aparecia nos extratos bancários e de receberem juros.

O BES numa primeira fase, ao ser confrontado com o sucedido, só quis devolver cerca de metade do valor, o que o casal recusou. O Banco Espírito Santo, entretanto, caiu, dando lugar ao Novo Banco, que recusou quaisquer responsabilidades.

O caso acabou na justiça. Em 2018, o Tribunal Civil de Lisboa deu razão à instituição bancária, mas o Supremo Tribunal de Justiça, em 2021, mandou o processo de novo para a primeira instância.

Em agosto de 2022, o Tribunal Civil de Lisboa teve uma decisão diferente, condenando o Novo Banco a indemnizar o casal de Sernancelhe em perto de meio milhão de euros. O banco recorreu e perdeu na Relação, tendo já decidido novo recurso para o Supremo, pelo que o pagamento da indemnização está pendente.

Os ex-emigrantes exigiam receber mais 25 mil euros pelos danos sofridos. O acórdão da Relação de Lisboa reconhece que desde o desfalque o homem e a mulher ficaram incomodados, arreliados e nervosos, tendo passado a ter insónias e perturbações do sono.

pub
 Guia para escolher o melhor seguro de viagem em 2026

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Guia para escolher o melhor seguro de viagem em 2026

Notícias relacionadas

Procurar