No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Viseu, João Caiado, pediu este sábado de manhã ao presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, que a autarquia continue a apoiar a associação humanitária.
O responsável entende que o prejuízo causado pelo socorro à população deve ser recompensado pelo município. ”Queria dizer ao senhor presidente que temos entre 400 a 500 ocorrências por mês. Fazemos o serviço do INEM que dá prejuízo. Este ano vamos com 50 mil euros de prejuízo. Chamo a atenção do senhor presidente, para ser sensível a esta situação e nos ajudar”, detalhou João Caiado.
Este não foi o único pedido de ajuda na cerimónia desta manhã em que foi inaugurada a intervenção na rotunda que fica junto ao Quartel da corporação. O comandante cessante dos Bombeiros Voluntários de Viseu, Rui Leitão, defendeu que o apoio da autarquia viseense deve ser “cada vez mais vincado e eficaz”.
“Os bombeiros e a população precisam. Se não tivermos município e Associação de braços dados não conseguimos socorrer. Estes homens e mulheres são o braço armado do socorro e da proteção do nosso concelho e nos nossos fregueses. Viseu é a melhor cidade para viver, mas também tem de ser a melhor cidade para socorrer. Tenho a certeza de que em Viseu temos os melhores bombeiros: não importa se profissionais ou voluntários”, explicou.
O presidente da Câmara de Viseu foi o último a usar da palavra. Fernando Ruas esclareceu que da parte do executivo municipal, os Bombeiros Voluntários saberão sempre com que apoio contar.
“Precisamos de bombeiros felizes e com condições. A Câmara estará de portas franqueadas à colaboração. E com uma caraterística que gosto que me seja aplicada: connosco vão saber aquilo com que contam”, prometeu. O autarca disse também que os viseense estão “devedores aos bombeiros por ajudarem a este posicionamento da nossa comunidade”.
Nesta cerimónia, o Presidente dos Voluntários de Viseu disse ainda que a rotunda este sábado inaugurada é “o reconhecimento do trabalho”, tratando-se “da prenda antecipada dos 137 anos” que a corporação vai assinalar. Aproveitando a oportunidade para saudar o trabalho feito por Rui Leitão, ainda comandante dos Voluntários, João Caiado assegurou que Rui Leitão “fazia parte do meu projeto” e que “vai-se embora porque quis”.
Rui Leitão agradeceu as palavras e, no último ato oficial enquanto comandante da corporação, referiu estar grato àqueles que, vincou, “serão sempre os meus bombeiros”.
Nesta cerimónia, o presidente da Junta de Freguesia de Rio de Loba, Berito Esteves congratulou-se por ter sido inaugurado o primeiro monumento de homenagem aos bombeiros de Viseu. “A nossa cidade tem duas grandes corporações e não tinha um monumento aos nossos bombeiros”, lamentou.