5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Nova associação em Vila Nova da Rainha pronta até ao final do ano acredita autarca

Nova associação em Vila Nova da Rainha pronta até ao final do ano acredita autarca

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
13.01.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
13.01.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Nova associação em Vila Nova da Rainha pronta até ao final do ano acredita autarca

As obras de construção da nova associação de Vila da Rainha, em Tondela, que substituirá a coletividade que ardeu há cinco anos, matando mais de uma dezena de pessoas, estão paradas, mas o presidente da União de Freguesias de Mouraz e Vila Nova da Rainha, Vítor Mota, acredita que a intervenção estará concluída até ao final do ano.

O fogo na sede da Associação Cultural Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha ocorreu na noite de 13 de janeiro de 2018 durante um torneio de sueca, onde estavam dezenas de pessoas. O incêndio tirou a vida a 11 pessoas e fez 38 feridos.

Apesar da tragédia, a povoação da localidade nunca se conformou com o fim da associação e com a ajuda da Câmara de Tondela começou a ser erguida uma nova coletividade, que fica mesmo em frente ao imóvel que ardeu. O investimento é superior a 200 mil euros. O edifício já tem paredes e cobertura, mas os trabalhos têm estado parados.

O presidente da União de Freguesias de Mouraz e Vila Nova da Rainha, Vítor Mota, disse ao Jornal do Centro que as obras estão “neste momento paradas porque o tempo não tem ajudado”.

“A empreitada em breve começará de novo. O projeto está a andar e é para acabar este ano, vamos tentar que fique pronto até ao final do ano”, afirma.

Segundo o autarca, o novo edifício é amplo, só tem um piso e terá um bar, uma sala de convívio, um escritório e um salão polivalente, para albergar mais pessoas.

As gentes de Vila Nova da Rainha sentiam a falta e a necessidade de um espaço de convívio.

“O povo sente falta, faz falta onde haja convívio onde as pessoas se juntem, só há um café pequeno e o pessoal apesar de a alegria não ser a mesma, sobretudo o mais idoso, necessita de um lugar onde esteja um bocadinho e a conviver uns com os outros”, conclui.

O incêndio ocorrido na Associação Cultural Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha está agora a ser julgado na justiça, tendo apenas um arguido, o presidente da coletividade. Jorge Dias responde por onze crimes de homicídio por negligência e um crime de ofensa à integridade física negligente grave.

O julgamento que teve início em junho de 2022, tinha sessão marcada para hoje, precisamente no dia em que se assinalam os cinco anos da tragédia, mas a audiência foi desmarcada devido a doença de um dos juízes que integra o coletivo.

Os familiares das vítimas exigiram sempre que houvesse mais pessoas no banco dos réus. A justiça, entretanto, abriu um novo inquérito ao fogo, que levou o Ministério Público a constituir de arguidos o ex-presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, os antigos vereadores Pedro Adão e Miguel Torres e o chefe de serviço de Urbanismo Manuel Andrade.

Os quatro estão indiciados por onze crimes de homicídio por negligência, um crime de ofensa à integridade física e outro por negligência grave de infração de regras de construção, dano em instalações e perturbação de serviços.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar