5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Mau tempo: Registadas dezenas de ocorrências no distrito de Viseu

Mau tempo: Registadas dezenas de ocorrências no distrito de Viseu

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
17.01.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
17.01.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Mau tempo: Registadas dezenas de ocorrências no distrito de Viseu

Viseu é um dos distritos mais fustigados pelo mau tempo que causou na última noite dezenas de ocorrências, a maioria quedas de árvores, adiantou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O comandante à sala de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Elísio Pereira, disse à Agência Lusa que Viseu, Guarda, Coimbra, Braga e Porto foram as regiões mais afetadas.

“Desde as 20:00 de ontem [segunda-feira], hora em que foi emitido o alerta [de mau tempo], e as 07:00 de hoje há a registar 129 ocorrências, que envolveram 438 operacionais e 188 meios terrestres”, adiantou.

“Por tipologia, a queda de árvores foi a ocorrência que se registou em maior número, seguido de queda de estruturas e algumas inundações, limpezas de vias e movimento de massas”, indicou.

De acordo com o comandante, na Sub-região Viseu, Dão e Lafões foram registadas 20 ocorrências, nas Beiras e Serra da Estrela 12, Alto Minho nove, Área Metropolitana do Porto oito e região de Coimbra com sete.

“Todas as outras Sub-regiões têm números de ocorrências inferiores. No que diz respeito à agitação marítima, até ao momento não temos registo de nenhuma ocorrência”, afirmou.

Portugal continental está desde segunda-feira a ser afetado pela depressão Fien, responsável pelo agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias com previsão de baixas temperaturas, chuva, vento forte e agitação marítima, tendo sido emitidos avisos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, o estado do tempo em Portugal continental está a ser “influenciado pela ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores e da depressão Fien, induzindo uma forte corrente de noroeste sobre o continente com o transporte de uma massa de ar polar marítimo”.

Para hoje o IPMA prevê a ocorrência aguaceiros, queda de neve acima dos 800/1.100 metros de altitude no Norte e Centro do país e a intensificação do vento, com rajadas que em algumas regiões poderão atingir os 120 quilómetros por hora.

Por causa do mau tempo, o IPMA emitiu aviso amarelo para o distrito de Viseu, que estará ativo até às 15h00 desta quarta-feira. A meteorologia prevê queda de neve acima de 900/1100 metros de altitude, descendo a cota até 600/800 metros, com acumulação que poderá ser superior a 10 centímetros.

O IPMA avisa que a queda de neve e a sua acumulação e também o gelo podem causar perturbações, nomeadamente cortar e condicionar estradas, provocar danos em estruturas ou árvores e comprometer os abastecimentos locais.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar