Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Câmara de Viseu sai desolada de reunião com o Governo sobre o IP3

Câmara de Viseu sai desolada de reunião com o Governo sobre o IP3

pub
 Câmara de Viseu sai desolada de reunião com o Governo sobre o IP3 - Jornal do Centro
03.07.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Câmara de Viseu sai desolada de reunião com o Governo sobre o IP3 - Jornal do Centro
03.07.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Câmara de Viseu sai desolada de reunião com o Governo sobre o IP3 - Jornal do Centro

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, disse que saiu desolado de uma reunião com o ministro das Infraestruturas, já que João Galamba terá anunciado como próxima obra para o IP3 o troço que menos necessita de intervenção.

“O ministro [João Galamba] disse que a grande obra que vão fazer agora no IP3 é a que menos falta faz, que é entre Viseu e Treixedo. E nós queremos obra onde, de facto, ela é mais fundamental”, afirmou Fernando Ruas.

À agência Lusa, a propósito de uma reunião que realizou com o ministro das Infraestruturas, João Galamba, o autarca disse que saiu desolado do encontro, porque o Governo vai “fazer uma grande festa para anunciar uma obra que não é prioritária”.

“Anunciar a requalificação num troço que, sendo necessário, é o que causa menos problema, isso é chamar-nos a nós, viseenses e utilizadores do IP3, de menos espertos”, acusou o autarca.

Para Fernando Ruas, “de Treixedo até Viseu anda-se mais ou menos à vontade, porque a subir há duas vias e a descer há uma e o terreno é mais ou menos plano”, troço esse onde o Governo escolheu “fazer a requalificação”.

“Ao lançar esta nova obra, é para dizer que o IP3 está a andar. Não nos enganem, que não somos tolos. Eu disse ao senhor ministro que se era para isto, mais-valia terem” fechado o acordo com os professores, acrescentou. “Sempre lhes resolviam os problemas, porque os [problemas] do IP3 vão continuar”, disse Ruas.

“Ainda lhe pedi (ao João Galamba) para guardar o dinheiro para fazerem projetos onde ele realmente faz falta que, no IP3, é entre o nó de Santa Comba Dão e Penacova, que é onde há duas/uma via ou uma/uma de cada lado”, sublinhou ainda o também presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

O presidente da Câmara de Viseu contou que questionou o ministro das Infraestruturas sobre as obras no IC31, que vai ligar Castelo Branco à fronteira espanhola, tendo em conta “a orografia bastante pior do que a do IP3”.

“O ministro ia-me dizendo se eu não queria esta estrada. Claro que quero, mas quero que a prioridade seja onde ela faz mais falta que, neste caso, é na zona da Livraria do Mondego”, em Penacova, sublinhou.

Sobre este troço, o ministro disse ao autarca “que depois desta ser lançada é que vão pensar então na outra”, na zona da Livraria do Mondego, e isso “deverá ser numa altura próxima de eleições”. “Mas o pior é que este anúncio entre Viseu e Treixedo, este aperfeiçoar de estrada, nem sequer contempla o problema do nó da variante em Santa Comba Dão”, referiu.

Neste sentido, Ruas disse ao ministro que nesta requalificação “não está prevista a zona onde há uns anos As vidas que não se perderam na tragédia de Santa Comba Dão ” em Santa Combs Dão.

“E nem esse resolvem? Resolvam então esse, porque é a zona onde realmente o IP3 representa perigo para quem anda entre Viseu e Coimbra e deixem a que querem fazer agora para o fim. Ou façam em simultâneo”, desafiou Fernando Ruas.

, João Galamba garantiu recentemente que vai ser lançado brevemente o concurso para o troço Santa Comba Dão-Viseu e que as obras estarão no terreno em 2024.

pub
 Câmara de Viseu sai desolada de reunião com o Governo sobre o IP3 - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Câmara de Viseu sai desolada de reunião com o Governo sobre o IP3 - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar