rodrigo guedes académico
Pedreles futsal
escolas tabuaço
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Diário » Cáritas de Viseu representa Portugal em projeto internacional dedicado à etnia cigana

Cáritas de Viseu representa Portugal em projeto internacional dedicado à etnia cigana

pub
 Cáritas de Viseu representa Portugal em projeto internacional dedicado à etnia cigana - Jornal do Centro
05.07.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Cáritas de Viseu representa Portugal em projeto internacional dedicado à etnia cigana - Jornal do Centro
05.07.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Cáritas de Viseu representa Portugal em projeto internacional dedicado à etnia cigana - Jornal do Centro

A Cáritas Diocesana de Viseu vai representar Portugal num projeto internacional que tem como objetivo apoiar a inclusão da etnia cigana e influenciar políticas sociais. A iniciativa é da Caritas Europa e junta Portugal, Eslováquia e Bélgica.

Viseu acabou por ser a delegação escolhida para integrar este grupo de trabalho, que pretende ainda analisar candidaturas e projetos internacionais que poderão ser importantes para as diferentes entidades envolvidas.

“Numa parceria comum vamos tentar desenvolver um projeto especialmente dedicado ao apoio e à promoção da etnia cigana. Ficamos agradecidos à Cáritas Portuguesa para ter escolhido Viseu”, disse Felisberto Figueiredo, presidente da Cáritas Diocesana de Viseu.

A iniciativa já está no terreno, “a ser desenhada”, e os representantes de Portugal já estiveram na Eslováquia e em Bruxelas. A ideia é trocar experiências e práticas já desenvolvidas pelos países participantes.

“No caso concreto da visita à Eslováquia vimos uma boa prática na construção de habitações pela própria comunidade cigana, em que fazem um trabalho em articulação com os municípios e outras entidades doadoras. A ideia é serem eles próprios a criar a habitação, seja por microcrédito ou doação de elementos para fazerem a sua própria construção”, explicou António Ramalho, da Cáritas Diocesana de Viseu.

“Esta comunidade visa usar as nossas boas práticas e, ao mesmo tempo, perceber a realidade que se passa a nível europeu nas comunidades ciganas, quer nas fragilidades ou nos obstáculos que ainda têm na sociedade”, reforçou.

António Ramalho destacou ainda que este “é um processo de aprendizagem”. “Ficamos todos a ganhar, não só a comunidade cigana, mas a sociedade em geral”, disse.

O projeto prevê ainda “criar alguma pressão junto das entidades públicas nacionais e internacionais no sentido de que a Cáritas é um bom exemplo de perceber o que é a realidade, para depois poder transmitir aos órgãos decisores a importância destas iniciativas”.

Apesar de Viseu ter “tem um papel importante”, a presidente da Cáritas Portugal, Rita Valadas, lembra que o projeto acaba por ser mais abrangente, sendo que Viseu “será o testemunhos da rede Cáritas em Portugal”.

“A Cáritas Europa, a que nós pertencemos, tem uma comunidade prática e quando nos foi solicitado que aderíssemos a essa comunidade, para levar a nossa experiência e poder trabalhar este tema, uma vez que temos uma experiência longa com a etnia cigana, fomos ver quem tinha uma prática consistente reconhecemos este trabalho que está feito em Viseu”, explicou.

A divulgação deste projeto aconteceu durante o lançamento da nova campanha nacional de recolha de fundos,, que aconteceu esta terça-feira em Viseu.

pub
 Cáritas de Viseu representa Portugal em projeto internacional dedicado à etnia cigana - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Cáritas de Viseu representa Portugal em projeto internacional dedicado à etnia cigana - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar