Acidente IP3 estrada Bombeiros Santa Comba Dão 2
corrida pais nataius xmas1
comida-saudavel
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Viseu vai ter equipa comunitária de apoio psiquiátrico a crianças e adolescentes

Viseu vai ter equipa comunitária de apoio psiquiátrico a crianças e adolescentes

pub
 Escolas de Moimenta da Beira criam Semana Cultural
13.07.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Escolas de Moimenta da Beira criam Semana Cultural
13.07.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Viseu vai ter equipa comunitária de apoio psiquiátrico a crianças e adolescentes

O diretor clínico do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) disse esta quinta-feira (13 de julho) que “está por dias” a criação de uma equipa comunitária de saúde mental de psiquiatria da infância e adolescente, sediada na unidade hospitalar de Tondela.

“Estamos por dias, só a aguardar a aprovação do Ministério das Finanças para disponibilizar a verba necessária para a criação de uma equipa comunitária de saúde mental de psiquiatria da infância e adolescente”, afirmou Eduardo Melo.

O diretor clínico do CHTV anunciou a criação desta equipa no decorrer de uma sessão de apresentação e esclarecimento do plano de saúde mental, promovido pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

A sessão contou com a presença do coordenador regional da saúde mental da ARSC, João Redondo, que deu a conhecer as principais alterações previstas na lei para trabalhar esta área e que, “no fundo, vai promover maior proximidade entre profissionais e comunidades”.

“Pela primeira vez, a saúde mental tem orçamento e nós estamos a trabalhar no sentido de formar pessoas para uma nova forma de agir, envolvendo a comunidade num trabalho em rede, de forma a trabalhar a saúde mental na fase da prevenção”, sublinhou João Redondo.

Com isso, continuou o responsável, “os profissionais vão junto dos utentes”, que terão “como ponto principal um terapeuta de referência”, que será o elo “entre o utente e a unidade de saúde – e essa proximidade é muito importante”.

Uma aproximação que a nova equipa “irá promover”, disse no final da sessão Eduardo Melo, “à semelhança do que faz a de adultos, com sede em Castro Daire e que está a ter um grande sucesso”.

“É o mesmo modelo e vamos ter a possibilidade de adquirir uma viatura elétrica e contratar recursos humanos para a equipa”, que integra “um pedopsiquiatra, dois psicólogos, um terapeuta ocupacional, um enfermeiro, um assistente social e um administrativo”, explicitou.

Estas equipas, apontou, “retiram pessoas das unidades hospitalares, já que os profissionais acompanham os utentes no seu meio familiar e social” e, “como a de Castro Daire já demonstrou, tem mais-valias para os utentes e para os profissionais”.

Sem adiantar o montante necessário, Eduardo Melo reconheceu que “está previsto no PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e que será para o arranque da equipa, entre a aquisição da viatura e a contratação dos recursos” humanos.

A nova equipa “vai começar por fazer um levantamento das necessidades do território” e vai atuar “não só no concelho de Tondela, onde ficará sediada, como também em toda a zona sul do distrito, como Carregal do Sal e Nelas”, por exemplo.

O diretor clínico também anunciou na mesma sessão que o concurso para a obra do novo hospital psiquiátrico no complexo do São Teotónio Propostas para a construção do novo hospital psiquiátrico de Viseu conhecidas em agosto.

pub
 Escolas de Moimenta da Beira criam Semana Cultural

Outras notícias

pub
 Escolas de Moimenta da Beira criam Semana Cultural

Notícias relacionadas

Procurar