No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A falta de médicos no Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) está a impedir que os recém-nascidos tenham alta ao fim de semana. O serviço de pediatria é o que apresenta mais constrangimentos no que diz respeito às escalas dos profissionais de saúde, que se recusam fazer horas suplementares acima das 150 horas.
Assim, “ao fim de semana, em que não há pediatra escalado para a Unidade de Neonatologia nem para apoio ao berçário da Obstetrícia, os pediatras que asseguram a escala de urgência em esforço, não têm de facto possibilidade de dar altas aos recém-nascidos, razão porque se adia a alta das parturientes para segunda-feira”, esclareceu o hospital questionado sobre os constrangimentos nos vários serviços.
Segundo a unidade de saúde, “uma vez que a maioria dos pediatras já se recusa a fazer horas suplementares acima das 150 horas, a escala foi reduzida aos mínimos de segurança com apenas dois pediatras em cada turno”. Já durante a semana, sublinha o CHTV, “o apoio de pediatra à enfermaria de Obstetrícia é assegurado com total normalidade”.
O hospital admite que “o Serviço de Pediatria do CHTV tem grandes dificuldades de recursos humanos”, mas assegura que está “a ser feito um grande esforço por alguns pediatras e prestadores de serviços para evitar o seu encerramento”.
O hospital de Viseu recebeu “minuta de escusa de disponibilidade por parte de 86 médicos (50 especialistas e 36 internos)”. As especialidades com maior número de escusas são Medicina Interna, Cirurgia Geral e Pediatria.