No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Pela primeira vez, o município de Tondela vai celebrar o Dia Nacional do Peregrino, que se celebra esta sexta-feira (13 de outubro). O programa inclui várias atividades que começam pelas 21h00, com o acolhimento no Museu Municipal Terras de Besteiros.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal e vereador com os pelouros do Turismo e Cultura, João Carlos Figueiredo, estas comemorações pretendem “dar visibilidade a uma realidade cada vez mais presente, atendendo a que além das peregrinações a Fátima, o concelho passou a ser atravessado por peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela”.
Após a sessão de acolhimento, acontece a apresentação da delegação da Associação “Espaço Jacobeus”, pelas 21h15. A coletividade, de âmbito nacional e com sede em Braga, é constituída por peregrinos e amigos do Caminho de Santiago. Esta associação centra a atividade na informação e preparação dos caminheiros que pretendam deslocar-se a Santiago de Compostela, percorrendo, especialmente, os diversos troços do caminho em solo português.
Também os peregrinos vão poder dar os seus testemunhos, pelas 21h45, onde vão contar a experiência de fazer o caminho rumo a Santiago de Compostela ou Fátima.
As celebrações terminam pelas 22h30, com a realização de uma queimada luso-galaica. Trata-se de um ritual antigo da Galiza que inclui uma bebida à base de aguardente e limão e um esconjuro para proteger contra os maus espíritos. A queimada atravessou os tempos, acabando por ficar associada a festividades relacionadas com as peregrinações, sendo presença em alguns dos albergues de peregrinos, onde se mantém vivo o seu caráter de ritual para acentuar a cumplicidade e o espírito de união em torno do caminho.
As celebrações do Dia Nacional do Peregrino iniciaram-se a nível nacional em 2014, ano em que a Assembleia da República instituiu a data.
O concelho de Tondela é atravessado por dois caminhos de Santiago, um dos quais liga o Caramulo e o Vouga, entroncando depois no Caminho Central Português.
O outro trilho, que está em fase final de classificação, faz a ligação entre Coimbra e Viseu. Esse troço passa bem pelo coração do concelho tondelense, percorrendo uma parte significativa na Ecopista do Dão.
O concelho possui ainda um albergue de acolhimento aos peregrinos, que está localizado em Santiago de Besteiros.