policia-judiciaria
barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Bombeiros Voluntários de Viseu apelam a donativos. SNS deve-lhes mais de 200 mil euros

Bombeiros Voluntários de Viseu apelam a donativos. SNS deve-lhes mais de 200 mil euros

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
16.11.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
16.11.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Bombeiros Voluntários de Viseu apelam a donativos. SNS deve-lhes mais de 200 mil euros

Os Bombeiros Voluntários de Viseu lançaram um apelo à atribuição de donativos por parte da população. Este apelo foi motivado pelo atraso de mais de 200 mil euros em pagamentos por parte do Serviço Nacional de Saúde.

Além disso, de acordo com o presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Viseu, João Caiada, a este atraso nos pagamentos “acresce uma enorme sobrecarga de serviços em resultado do encerramento das urgências do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, que obriga a transportes noturnos para Coimbra”. Os transportes de doentes para Coimbra, segundo o diretor, têm um forte impacto na tesouraria da instituição. As dívidas dizem respeito ao presente ano.

Ao Jornal do Centro, João Caiado explicou que os principais gastos dos bombeiros prendem-se com o combustível e a manutenção da frota de veículos, além dos custos fixos com o pessoal e material operacional. “O parque já é velho e, portanto, não temos dinheiro para comprar novas viaturas e estas exigem muitas reparações”, continuou.

“Além disso, temos o13º mês para pagar e para nós é sagrado o vencimento dos funcionários.” Segundo o presidente, este vencimento não fica em causa, embora aumento o fosso na dívida em relação a outros gastos. “As pessoas têm de comer e de pagar as suas contas, portanto isso para nós é a principal prioridade.”

“Nós já transportámos até este momento seis mil doentes não urgentes desde o início do ano, não estamos a falar de INEM. Muitas pessoas, quando se fala de bombeiros, pensam que é só incêndios, mas fazemos diariamente 30 a 40 transportes de doentes não urgentes”, explicou o presidente da direção dos bombeiros voluntários. “As pessoas vão para consultas em Coimbra, para Lisboa, hemodiálise, fisioterapia, é todo este trabalho que os bombeiros fazem. Quando falamos de bombeiros estamos a falar de vidas e de salvar vidas.”

Além de doações das pessoas individualmente, os Bombeiros Voluntários de Viseu apelam ainda a doações por parte de empresas e comerciantes. As doações, com direito a recibo de donativo, dão direito a um benefício de 25% no IRS e de 30% no IRC.

As transferências, que devem conter o NIF e identificação de quem fizer a doação, podem ser feitas para a conta da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viseu, com o IBAN: PT50 0045 3180 40233029995 31, ou por MBWAY para o número 913910167.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar