No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Eleger quem se destacou em 2023 na região de Viseu esteve longe de ser consensual na redação do Jornal do Centro. Não houve, aliás, escolhas “repetidas”. Para o jornalista Jorge Martins Lopes, o protagonista regional no último ano foi o empresário Fernando Campos Nunes. O jornalista defende que “apesar de ser discreto e não dar entrevistas”, o empresário lidera um grupo que está “a crescer, a anunciar aquisições e a atingir resultados financeiros recorde”.
A olhar para o desporto, o jornalista Carlos Eduardo Esteves destaca o selecionador nacional de futebol feminino, Francisco Neto. Diz o jornalista que “2023 foi o ano em que os portugueses mais viram futebol feminino e muito graças à competência, serenidade, assertividade e profissionalismo de um viseense nascido em Mortágua”. Neto liderou a equipa de futebol feminino portuguesa numa estreia inédita num Mundial. “Bateu no poste a esperança de poder seguir em frente na competição”, acrescenta o jornalista, aludindo a um lance que poderia ter impedido a eliminação na fase de grupos.
Já a jornalista Sandra Rodrigues elege António Quadros como a figura da região que mais marcou 2023. O artista, natural de Tondela, que morreu em 1994 foi “resgatado” pela ACERT numa homenagem durante o Tom de Festa.
(Ler mais na edição impressa desta sexta-feira, 5 de janeiro, do Jornal do Centro)