policia-judiciaria
barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » O sistema educativo têm-se adaptado às características da comunidade escolar

O sistema educativo têm-se adaptado às características da comunidade escolar

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
03.02.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
03.02.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 O sistema educativo têm-se adaptado às características da comunidade escolar

Nos últimos anos, Portugal tem visto aumentar significativamente o número de estrangeiros com a sua situação regularizada. Hoje são cerca de 800 mil, o dobro face a 2015. Números que refletem, por um lado, a abertura do país à diversidade e a atratividade das suas condições para acolher pessoas de diferentes origens, mas que, por outro lado, levam a um novo debate sobre políticas migratórias e o papel que os imigrantes têm atualmente na construção de uma comunidade nos seus aspetos económico e social. A imigração não é apenas uma questão demográfica, mas também uma oportunidade para enriquecer a sociedade, como se pode verificar nos exemplos que chegam de vários setores: no território, na economia, na educação e na arte e que a seguir damos a conhecer ao leitor

No Agrupamento de Escolas Grão Vasco, em Viseu, num universo de 2600 alunos, 516 não têm o português como língua materna. São centenas de crianças e jovens vindos de 31 países, espalhados pelos cinco continentes. Uma diversidade cultural que cada vez é mais falada, mas que não é uma novidade para a comunidade educativa, que há muito recebe alunos de diferentes nacionalidades.

“Pensar que estamos sozinhos no mundo é um erro completo”, começa por dizer o diretor do agrupamento, que é composto por 15 escolas, entre ensino pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos. Para Luís Nóbrega, a integração e inclusão dos alunos “não é assunto novo” e “vai além da imigração ou dos fenómenos migratórios”.

“Não há que fazer disto um bicho de sete cabeças. Nas escolas, ao longo dos anos, o sistema educativo tem-se adaptado àquilo que são as características da comunidade escolar, sejam elas quais forem. Atualmente, há um maior número de imigrantes, mas já tivemos que nos adaptar quando a escolaridade passou a ser obrigatória, quando passámos a integrar pessoas com necessidades especiais. O mais importante é garantir que damos as respostas necessárias”, frisa.

Segundo o responsável, “tem-se desenvolvido, quer nas escolas, quer pela tutela, um conjunto de trabalhos e projetos. O próprio sistema educativo vai dando novas propostas e despachos que permitem que as escolas adaptem a forma de trabalhar, no âmbito dos alunos que vão recebendo”. No caso dos alunos imigrantes, Luís Nóbrega explica que o agrupamento há muito que trabalha na integração destes estudantes.

(Ler mais na edição impressa desta sexta-feira, 02 de fevereiro, do Jornal do Centro)

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar