A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Morreu João Lima, um dos fundados do Partido Socialista e antigo secretário de Estado dos Negócios e da Emigração. João Alfredo Félix Vieira Lima, natural de Viseu, morreu este domingo (4 de fevereiro), aos 83 anos.
A Federação de Viseu do PS lamentou “profundamente o falecimento” de uma “figura notável que contribuiu significativamente para a vida política e jurídica de Portugal”.
João Lima licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra, em 1964, profissão que desempenhou. Foi membro fundador do Partido Socialista, secretário de Estado dos Negócios e da Emigração, entre 1976-1978, nos dois primeiros governos de Mário Soares e deputado à Assembleia Constituinte, em abril de 1975. Foi também um dos fundadores do Banco Alimentar contra a Fome, no distrito de Viseu.
Natural de Viseu, cidade que faz os seus estudos primários e secundários, João Lima pertenceu ainda ao quadro de pessoal da Sociedade Portuguesa de Investimentos, S.A. (SPE), participação na elaboração de projetos e consequentes contactos que aquela empresa desenvolveu em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Foi administrador das empresas SODIA – Sociedade de Desenvolvimento da Industria Automóvel, S.A., e SODIA 2 – Sociedade de Desenvolvimento da Industria Automóvel, e integrou a PGS – Sociedade de Promoção e Gestão de Áreas Industriais e Serviços, S.A.
João Lima foi também autor de diversos pareceres jurídicos em matéria comercial e civil, participou com assiduidade em seminários, congressos e debates versando aqueles temas, bem como em cursos de informação sobre integração europeia e a introdução em Portugal do Direito Comunitário.