câmara resende
policia-judiciaria
barco douro cinfaes
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Peça “A idade do cacifo” desvenda mundo dos adolescentes em Tondela

Peça “A idade do cacifo” desvenda mundo dos adolescentes em Tondela

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
13.02.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
13.02.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Peça “A idade do cacifo” desvenda mundo dos adolescentes em Tondela

A companhia Peripécia regressa à ACERT, em Tondela, com a peça “A idade do cacifo” que desvenda o mundo dos adolescentes e foi construída com o contributo de jovens em idade escolar. Um espetáculo que sobe a palco na próxima sexta-feira.
“Quisemos criar um espetáculo que questionasse, com humor e alguma crueldade, o sistema em que os adolescentes estão inseridos”, afirmou, citado em comunicado, Sérgio Agostinho, fundador e codiretor artístico da Peripécia Teatro.

A companhia de Vila Real explicou que a “A idade do cacifo” é um projeto que “procura explorar, sem ideias preconcebidas, o ponto de vista dos adolescentes sobre o mundo que os rodeia”.
Sérgio Agostinho acrescentou que com esta criação pretendeu-se “envolver diretamente os adolescentes num processo criativo enriquecedor para todos os intervenientes e, obviamente, para todos os espectadores, sejam eles adultos ou adolescentes”.
Para o efeito, durante o processo de criação, a companhia contou com a colaboração da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real, onde realizou um trabalho de pesquisa.

Através do contacto com os alunos e da dinamização de diversas atividades, a Peripécia procurou “perceber o que marca, hoje, o dia-a-dia dos adolescentes, concretamente as temáticas que são motivo de angústia para os mais jovens” e “de que forma estas questões são abordadas em contexto escolar”.
O objetivo foi “abrir os cacifos” que guardam “as angústias, as alegrias, as incertezas e as lições da adolescência e partilhá-las com o público, sem o desdém com o qual o tema é, geralmente, retratado, e tendo em consideração a importância desta etapa para o futuro individual e, também, da sociedade”.

O projeto aborda temas como a saúde mental, as questões de género, a orientação sexual, o ‘bullying’, a ansiedade climática ou a violência no namoro.
Segundo a companhia, o espetáculo “será uma espécie de fotografia dos adolescentes e, também, dos adultos que os rodeiam, que reflete a estranheza com que os mais jovens encaram o universo dos adultos”.
A peça é protagonizada por Filipe Moreira, Noelia Domínguez, Élio Ferreira e Tiago Santos e dirigida por José Carlos Garcia e Sérgio Agostinho.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar