No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O cabeça de lista do Bloco de Esquerda em Viseu pede a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Mangualde. José Miguel Lopes, que esteve esta semana no concelho, diz que a valência – que encerrou no início da pandemia, em 2020 – é um serviço necessária para a prestação dos cuidados de saúde na zona.
“Este é um serviço que não fechou em 2014 por força popular no tempo da Troika. Entretanto, na pandemia, fechou com a promessa não cumprida até hoje de reabertura. Este é um serviço de atendimento permanente que funciona para Mangualde, mas também para as regiões próximas”, afirmou José Miguel Lopes.
Segundo o candidato bloquista, a reabertura do SAP de Mangualde seria um “passo importante na fixação de populações, na proximidade do SNS aos cidadãos e nos cuidados primários que tanto necessitamos em Portugal”.
A candidatura de Viseu do Bloco de Esquerda também esteve na quinta-feira (29 de fevereiro) na ação “Professores na Campanha”, organizada pela Fenprof, e mostrou-se solidária com a luta dos profissionais da educação.
O partido salienta que defende a escola pública, a recuperação da carreira dos professores e educadores e o respeito pelo direito à reforma. “Propomos o regime temporário de antecipação da aposentação das professoras e professores com idade próxima da reforma; e o incentivo à contratação e vinculação dos docentes contratados e contratadas”, refere.
Esta sexta-feira, José Miguel Lopes participou na viagem que a coordenadora do Bloco, Mariana Mortágua, fez na Linha da Beira Baixa entre Covilhã e Guarda, onde seria feita a ligação com a Linha da Beira Alta, que continua em obras de requalificação.